A banda da Polícia Militar comemora nesta quinta-feira (02) 165 anos de existência com um show de música popular no calçadão da Rua do Comércio, no Centro. O projeto realizado por 80 policiais apresenta uma proposta diferente da atividade normalmente realizada pelos agentes de segurança no combate ao crime diário.
De acordo com o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, a banda desempenha um papel social tão importante em Maceió que a coloca em um patamar acima da força militar. “A banda já não é mais somente da PM, ela estabeleceu um forte vínculo com as comunidades e hoje desempenha atividades até em hospitais”, explica.
Os músicos, todos formados por militares que possuem formação instrumental, se submetem a um árduo processo de treinamento para conquistar um espaço na banda e assumir um dos instrumentos, tudo regido pelo maestro capitão Carlos Gomes. “Hoje eles atuam nas seis bases comunitárias que temos em Maceió e em todas é unanimidade a satisfação das pessoas pelo projeto”, destaca Marcos Sampaio.
Durante o evento no Centro, o aposentado Manoel da Silva Assunção acompanhou de perto o repertório da banda que abrange principalmente os clássicos da MPB. “Eu gosto muito e acho muito animado, acompanho desde quando saía só o blocos no antigo carnaval de Maceió”, relembra Manoel.
Este ano, para comemorar a data especial, músicos de bandas do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro também participam da apresentação ao ar livre. “Hoje a banda é considerada patrimônio histórico de Alagoas. Diversos músicos fazem sucesso a partir dela”, complementa o coronel.
Ainda segundo o comandante, músicos como o saxofonista Everaldo Borges, considerado um dos melhores tocadores desse instrumento do Brasil, foram revelados por causa do projeto.