O fotógrafo americano Spencer Tunick, conhecido por clicar multidões nuas, organizou uma sessão de fotos inusitada em frente ao Parlamento da Colômbia, em Bogotá, neste domingo (5). Mais de 6 mil colombianos nus participaram do projeto, em nome da paz.
Já faz mais de 50 anos que a Colômbia sofre com a violência de conflitos armados e o narcotráfico. Para protestar contra essa situação e pedir a paz, os colombianos começaram a se reunir às 3h da madrugada desde domingo na praça Bolívar, no centro da capital. Apesar do frio, eles não hesitaram em tirar a roupa e posar de frente para o fotógrafo.
“Fomos com a nossa nudez, tranquilos, calmos. Foi um momento de tranquilidade para todos nós”, contou à AFP Claudia Barrentos, de 40 anos, depois de participar da sessão. “Foi uma experiência realmente diferente e acho que todos nós vivemos a mesma coisa, ao retirarmos as nossas roupas e ficarmos como viemos ao mundo”, disse Carlos Beltran, um jovem que estava na multidão.
Spencer Tunick explicou que, com as imagens, queria transmitir uma mensagem de “igualdade, paz e unidade”. A última foto de um grupo nu que ele promoveu tinha sido em Sydney (Austrália).
“A paz é o paraíso. É uma honra estar aqui neste momento, com a esperança de que um acordo de paz seja assinado”, afirmou o fotógrafo à AFP, na semana passada. Ele se referia às negociações entre o governo colombiano e a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias (Farc), que estão em uma fase final rumo a um acordo. O conflito já deixou mais de 220 mil mortos.
A seleção de fotos feitas neste domingo será exposta no Museu de Arte Moderna de Bogotá.