Nesta quarta-feira, a Federação Internacional de Tênis divulgou o veredito no caso de doping da tenista russa Maria Sharapova. Segundo a ITF, Sharapova cometeu uma infração no código de conduta da entidade e será punida por dois anos, retroativo a janeiro de 2016.
A punição a Sharapova foi definida durante uma audiência em um tribunal independente em Londres durante os dias 18 e 19 de maio. O tribunal recebeu provas e ouviu argumentos dos dois lados e divulgou a decisão nesta terça.
Logo após a divulgação da decisão, Sharapova anuncia nas redes sociais que vai apelas contra a punição.
Com a punição de dois anos, Sharapova poderá voltar ao circuito apenas em janeiro de 2018, quando estará perto de completar 31 anos de idade.
Além da punição, Sharapova também terá seu resultado do Australian Open deste ano – onde foi feito o teste antidoping – anulado, bem como os pontos acumulados e a premiação em dinheiro adquirida no torneio.
Sharapova estava punida de forma provisória desde março, quando anunciou publicamente que havia sido pega em um exame antidoping feito durante o Australian Open deste ano pelo uso da substância meldonium, que ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo no corpo.
A tenista russa havia postado nas redes sociais em dias recentes vídeos dela própria praticando atividades de volta aos treinamentos na quadra de tênis.