Com visita marcada para Alagoas para a próxima terça-feira (14), o presidente interino Michel Temer (PMDB) deve enfrentar resistência de parte do eleitorado alagoano. Os primeiros sinais de descontentamento foram demonstrados por meio de protesto realizado na manhã desta sexta-feira (10), na Praça Centenário, no Farol. O ato intitulado #ForaTemer pede a saída do presidente interino e defende a manutenção da Democracia, em referência ao afastamento da presidente eleita Dilma Rousseff (PT).
Quase duas mil pessoas se concentraram na praça e agora seguem na direção do Tribunal de Justiça (TJ/AL), no Centro da capital. O ato não é isolado e deve se repetir em diversos estados do Brasil e também fora do país. Dos nove estados do Nordeste, oito confirmaram movimentos contrários ao atual governo. Além de Alagoas, estão previstos atos na Bahia (em três pontos), no Ceará (em dois pontos), Paraíba (em cinco pontos), em Pernambuco, no Piauí, no Rio Grande do Norte (em dois pontos) e em Sergipe.
Primeiros dias de governo
Em menos de um mês de governo interino, este é o segundo protesto organizado contra Michel Temer em Maceió e centenas de outros protestos foram registrados dentro e fora do país pedindo sua saída. Desde que assumiu a presidência, três de seus ministros foram afastados por suspeita de corrupção, entre eles o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, e o ministro do Planejamento, Romero Jucá, cacique do PMDB, braço direito de Temer e parlamentar que assumiu a diretoria nacional da legenda depois que Temer assumiu a presidência.
Outros quatros ministro são investigados pela operação Lava-Jato. A secretária de Políticas para Mulheres, Fátima Pelaes, que assumiu o cargo depois de Temer extinguir o Ministério da Mulher, também é suspeita de articulação criminosa pelo desvio de R$ 4 milhões para uma ONG fantasma.
Visita a Alagoas
Temer virá a Alagoas para inauguração de mais um trecho do Canal do Sertão. Com extensão de 12 quilômetros, o trecho corta a cidade sertaneja de São José da Tapera. A agenda de Temer prevê passagem por Arapiraca antes da visita ao Canal.