A Casa da Palavra abre inscrições para mais uma edição do Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas, capacitação voltada para preparar acadêmicos de Medicina e profissionais da área de Saúde nas principais técnicas e noções de primeiros socorros em diversas situações de urgência e emergência, com foco na aplicação prática dos procedimentos. Com 150 vagas e aulas de 12 de agosto a 02 de setembro, as inscrições podem ser feitas na própria Casa da Palavra, situada à Ladeira do Brito, nº 65, Centro de Maceió.
Coordenado pelo professor doutor Ricardo Nogueira, o Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas já faz parte do calendário de atividades extracurriculares do Estado, sendo procurado não só por alunos em Alagoas, mas participantes de todo o Nordeste. O sucesso do curso deve-se a introdução de novos temas ano a ano, trazendo assuntos fundamentais à formação profissional e da qualidade dos professores-conferencistas, nomes de referência nacional em suas áreas de atuação.
São 60 aulas expositivas, ministradas de segunda a sábado (à noite, durante a semana, e pela manhã aos sábados), acrescidas de atividades práticas e treinamentos de sutura, drenagem de abscesso, instrumentação cirúrgica, paramentação, suporte básico pediátrico, atendimento pré-hospitalar, entre outros temas.
Além disso, Ricardo Nogueira, destaca que o curso conta com uma aula prática diferenciada, que é participação dos alunos em um simulado de acidente e resgate em via pública, com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT) e equipes da Unimed. O curso conta ainda com o patrocínio da Braskem, entre outras empresas e organizações alagoanas.
“Convém salientar que o Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas realizado na Casa da Palavra com a chancela da Universidade Federal de Alagoas, constitui o evento médico mais antigo e tradicional do Nordeste, realizado ininterruptamente por mais de 31 anos. Somente neste curso os participantes são avaliados acerca dos assuntos ministrados em cada noite, o que é somado com as notas da prova final”, afirmou o coordenador-geral do Curso de Emergências Clínico-Cirúrgicas.
Conferencistas
Para 2016, o curso terá como Conferências Magnas as seguintes apresentações por eminentes profissionais da Medicina:
· Prof. Dr. Celmo Porto, do estado de Goiás, sobre ‘Relação Médico Paciente’;
· Prof. Dr. Dário Birolini, de São Paulo, com ‘Semiologia para a Medicina do Século 21’;
· Prof. Dr. Antônio Talvane Neto, do Rio de Janeiro, com os temas ‘Cirurgia Laparoscópica do Aparelho Digestivo’ e ‘Cirurgia Robótica – Passado, Presente e Futuro’;
· Prof. Dr. Fernando Tallo, de São Paulo, com ‘Choque Hipovolêmico’ e ‘Residência Médica em Emergências’;
· Prof. Dr. Alexandre Ciappina, de São Paulo, sobre ‘Choque Cardiogênico após Infarto do Miocárdio’ e ‘Dissecção de Aorta’;
· Prof. Dr. Sizenando Starling, do estado de Minas Gerais, que vai abordar ‘Damage Control’ e ‘Trauma Torácico’.
Sobre a Braskem
Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos petroquímicos básicos e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, este último em parceria com a mexicana Idesa.