A permanência do Peru na Copa América Centenário e a eliminação do Brasil motivaram a patrocinadora do time peruano a divulgar uma campanha irônica contra os brasileiros. No gif divulgado no Twitter oficial da Adidas Peru, o atacante Raúl Ruidíaz, autor do gol de mão na vitória por 1 a 0 sobre a seleção brasileira, faz o gesto de choro com as mãos e ainda coloca a língua para fora para demonstrar a sua felicidade. A marca escreveu como mensagem:
“Conquista desbloqueada. Mata gigantes. Raúl Ruidíaz elimina um campeão. Sem chorar”, escreveu o perfil da Adidas, que ainda colocou faca e espadas na postagem.
O gol irregular do Peru aconteceu aos 29 minutos do segundo tempo. Numa rara escapada pela ponta direita, Andy Polo foi à linha de funda pela direita, às costas de Filipe Luís, invadiu a área e cruzou para Ruidíaz completar para o gol. Como só ficaria claro no replay, o atacante peruano usou a mão para fazer o gol. O árbitro uruguaio ainda demorou quase quatro minutos para validar o gol, conversou com o auxiliar e o quarto árbitro, mas acabou dando o gol, equivocadamente.
O Peru terminou a primeira fase como líder do Grupo B, com sete pontos, seguido do Equador, com cinco. O Brasil ficou em terceiro, com apenas quatro pontos. Nas quartas de final, os peruanos vão encarar a Colômbia