Capacitar as comunidades rurais, iniciando pela região Agreste de Alagoas, é o objetivo do acordo de cooperação técnica que será assinado na próxima semana em Arapiraca.
Os agentes envolvidos neste projeto são a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seagri), Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Embrapa e Prefeitura de Arapiraca.
A assinatura do acordo, que será na próxima quarta-feira (22), no Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria), acontece a partir das 9h. Na programação, consta uma apresentação, ministrada pela Embrapa, acerca do desenvolvimento e metas do projeto para a região Agreste.
A gerente de Resíduos Sólidos, Elaine Melo, explica que reuniões com os representantes do governo e da Prefeitura de Arapiraca foram realizadas, restando apenas a consolidação do acordo técnico.
“A proposta deste acordo de cooperação técnica consiste em capacitar a população residente nas comunidades rurais acerca da gestão responsável dos resíduos sólidos. O projeto pretende desenvolver duas tecnologias, sendo uma delas a que versa sobre as fossas biodigestoras para trabalhar o saneamento e combate à destinação inadequada dos resíduos gerados nos banheiros. Outro tema que será trabalhado diz respeito à compostagem, que é a técnica aplicada para controlar a decomposição de materiais orgânicos, para controlar a destinação inadequada destes compostos”, ressalta a gerente de Resíduos Sólidos da Semarh.
Durante a assinatura, estarão presentes as secretarias de Meio Ambiente e Agricultura dos municípios do Agreste, associação de moradores, instituições e sindicatos.