A Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), lançou, ontem, o edital Pauta Aberta. A ação se destina à utilização de pautas no Centro Cultural Arte Pajuçara, durante os meses de agosto a dezembro de 2016, perfazendo um total de 480 horas de ocupação do espaço, para a realização de concertos, shows, ensaios, oficinas, recitais, espetáculos, apresentações de folguedos. Os interessados podem se inscrever para o processo de seleção entre os dias 13 de junho a 15 de julho. O projeto deve beneficiar 30 grupos culturais e artistas ligados à música, teatro, dança, cultura popular e cultura afro.
As inscrições das propostas devem ser realizadas na sede da FMAC, no setor de protocolo, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 14h. Os proponentes devem se inscrever, obrigatoriamente, para a categoria a qual pretendem concorrer e será destinada uma vaga para cada grupo selecionado em um dos quatro segmentos abertos no edital: música; artes cênicas; cultura afro-brasileira e cultura popular. O edital é resultado de convênio firmado entre a FMAC e o Centro Cultural Arte Pajuçara, mantenedor do espaço, que também funciona como cinema, no bairro de Pajuçara.
De acordo com o processo de seleção, publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM), na segunda-feira, 13, o tempo de cessão diária do espaço, ou seja, o tempo de duração da pauta, é de oito horas de uso para cada grupo ou artista. Pelo edital, devem ser contemplados 12 projetos no segmento música; 12 projetos de artes cênicas e mais seis para os segmentos de cultura afro-brasileira e cultura popular. Todas as informações do edital também podem ser conferidas no endereço eletrônico www.maceio.al.gov.br na seção “Diário Oficial”.
“Cada proponente poderá utilizar até duas pautas por projeto e ser contemplado em até dois projetos, desde que em categorias diferentes”, informa Marcos Sampaio, diretor de Políticas Culturais da FMAC. Ele destaca ainda que o edital se refere à cessão apenas das instalações do centro cultural, nos dias e horários cedidos ao projeto Pauta Aberta. “As marcações de horários se dará em comum acordo com cada projeto contemplado”, acrescenta.
O presidente da fundação, Vinícius Palmeira, assegura também que o edital Pauta Aberta está de acordo com as determinações do Plano Municipal de Cultura e abre para a ocupação do espaço para ensaios, oficinas, apresentações, entre outras cessões previstas no projeto aos grupos e artistas de Maceió.
“Com este edital, fechamos o ciclo na área cultural, ao promovermos ações para a formação de novos artistas, à produção de conteúdo e para a apresentação dos resultados à comunidade. Esta é uma marca da atual gestão municipal, que trouxe reconhecimento e valorização à arte e à cultura de nossa cidade”, assegura Palmeira.
A Fundação Municipal de Ação Cultura está localizada na Avenida da Paz, 900, no bairro de Jaraguá.
Veja Mais
Com entrada franca, documentário sobre Cultura de Arapiraca é exibido no Vila Vinil neste domingo
Nestes 100 anos, a partir de sua Emancipação Política, a impressão que se tem é que a cidade de Arapiraca...
Bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu confirma desfile nas prévias de Maceió em 2025
O bloco Rasgando o Couro Rock Maracatu, comandando pela cantora Fernanda Guimarães, um dos destaques das prévias carnavalescas de Maceió,...
Samba da Mansão recebe artistas alagoanos em sua segunda edição
Projeto acontece no dia 28 e reúne convidados num grande encontro musical
Corpo de Bombeiros promove segunda edição do Trem de Socorro Natalino
Momento especial contará com a Banda Música e viaturas da corporação
As únicas 4 razões para ter pedido de compra de uma arma rejeitado na Flórida Fundação Municipal de Ação Cultural lança edital Pauta Aberta