A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa aos beneficiários do Programa Bolsa Família em Maceió que inicia nesta sexta-feira (17) o calendário de pagamento referente ao mês de junho. Em Maceió, cerca de 80 mil famílias são beneficiadas pelo programa e mais de 130 mil estão incluídas no Cadastro Único Para Programas Sociais, o CadÚnico.
Seguindo o cronograma, estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e pela Caixa Econômica Federal, a liberação dos valores para as famílias tem como base uma ordem cronológica, que obedece ao último dígito do Número de Identificação Social (NIS), impresso no cartão do Bolsa Família.
Estão sendo liberados os benefícios de transferência de renda das famílias cujo NIS termina em 1. O calendário de pagamento segue na próxima segunda-feira (20) quando será liberado o saque para beneficiários com NIS final 2. No dia 21, os beneficiários com final 3. O cronograma segue até dia 30 de junho, quando é liberado o saque do benefício para aqueles que têm o NIS com final 0. O valor fica disponível para saque por 90 dias.
“É importante lembrar que estas pessoas que forem sacar o benefício fiquem atentas ao extrato de pagamento que, geralmente, traz uma informação importante para o beneficiário, como por exemplo alguma pendência no cadastro ou descumprimento da condicionalidade”, explicou o coordenador do Cadastro Único em Maceió, Daniel Cavalcanti.
Os titulares do Bolsa Família podem sacar os valores do benefício nas agências da Caixa Econômica, caixas eletrônicos, Caixa Aqui e casas lotéricas, sempre de posse do cartão do programa. Caso o beneficiário não possua o cartão magnético, os valores podem ser pagos mediante apresentação de uma guia de pagamento avulsa ou de um documento original de identificação, que pode ser o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou a Carteira de Trabalho.
Ascom Semas