Uma obra de arte da artista plástica Gabriela Machado, exposta no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, foi danificada neste domingo (26) por conta do Rio Parada Funk, um evento de funk que aconteceu do lado de fora, mas bem próximo ao local.
De acordo com o jornal O Globo, o dano foi motivado pelas vibrações das caixas de som das 12 equipes que tocavam o “batidão carioca” no evento. Com isso, a peça de porcelana da mostra “Things that fit in my hand”, que estava sobre uma mesa, foi ao chão.
“Não fomos avisados sobre o evento. Colocaram as caixas de som viradas para o museu e não nos falaram nada. Se sabiam que o som seria tão potente, deveriam ter nos alertado. Se soubéssemos, pelo menos teríamos tomado alguma medida de proteção”, disse Carlos Alberto Chateaubriand, presidente do MAM, ao jornal O Globo.
O barulho ainda fez o MAM encerrar um pouco mais cedo suas atividades dominicais, a fim de evitar novos danos. A direção do museu registrou um boletim de ocorrência e vai à Justiça para ter ressarcimento.