Depois da divulgação do ranking de estados mais transparentes do Brasil, em que Alagoas foi o quarto colocado, o governador Renan Filho (PMDB) ressaltou que a meta para o próximo ano é atingir a nota máxima e figurar como o primeiro do Brasil em cumprir rigorosamente à Lei de Acesso à Informação.
A tabela foi divulgada pelo Ministério Público Federal (MPF) na última semana. Alagoas saiu da 16ª posição para a quarta, ao atender os requisitos mínimos de transparência dos gastos públicos. “Isso é muito importante, o estado de Alagoas era um estado opaco, eu dizia muito isso aos secretários, cobrei muito isso no inicio do governo pois estávamos lá embaixo no ranking da transparência e agora com o trabalho da nossa controladora geral, Maria Clara Bugarim, conseguimos isso. O ranking é muito importante para atual agenda que a sociedade exige”, disse Renan Filho.
O estado chegou a ter nota 6,8 durante o primeiro ano do governo Renan Filho e agora salta para 9,8. Ainda assim, o resultado é menor do que os governos do Ceará e Espírito Santo que figuram no topo da lista com nota 10.
“Alagoas foi o quarto estado, com uma nota de 9,8, os outros três tiraram 10, nossa meta é tirar 10, com todas as respostas tendo todas as licitações publicadas de capa a capa, como o portal da transparência reformulado”, garante o governador.