Na semana passada, o Reino Unido votou “sim” e decidiu pela saída da União Europeia, o que ficou conhecido como “Brexit”. Já nesta segunda-feira, foi a vez da Inglaterra dar um novo adeus à Europa. Os ingleses até saíram na frente, mas levaram a virada, perderam por 2 a 1 para a surpreendente Islândia e acabaram eliminados nas oitavas de final da Eurocopa.
QUEM PARA?
Os islandeses, que disputam a Euro pela primeira vez na história do país, eliminam mais um “gigante” do futebol. Nas eliminatórias para a competição disputada na França, a equipe escandinava bateu duas vezes a Holanda, que acabou de fora do torneio.
OS GOLS
No começo do jogo nesta segunda-feira, parecia que a Inglaterra não teria grandes problemas contra a Islândia. Afinal, logo aos quatro minutos, os ingleses abriram o placar. Sterling recebeu dentro da área e foi derrubado pelo goleiro Halldórsson. Pênalti! Rooney foi para a cobrança e fez o primeiro gol da partida.
Porém, nem deu tempo de comemorar direito e logo empatou. E com a jogada que já virou tradição entre os islandeses. Gunnarsson cobrou lateral com força para dentro da área, e a bola sobrou para Sigurdsson completar para as redes.
A seleção escandinava continuou melhor e virou o jogo aos 18 minutos do primeiro tempo. Após bela troca de passes, Sigthórsson recebeu de Bödvarsson, limpou a marcação e bateu rasteiro no canto esquerdo.
O goleiro Hart falhou na hora de defender e até resvalou na bola, mas não evitou o gol da virada.
MEIO SÉCULO DE JEJUM
A Inglaterra agora amarga mais uma eliminação, justamente no ano que completa meio século do último título da seleção inglesa. Na Copa do Mundo de 1966, os britânicos conquistaram, em casa, o único Mundial da história da equipe.
NAS QUARTAS
Nas quartas de final da Eurocopa, a surpreendente Islândia terá mais uma “pedreira”. No próximo domingo, a equipe encara a anfitriã França no Stade de France, em Saint-Denis.
FICHA TÉCNICA
INGLATERRA 1 X 2 ISLÂNDIA
Local: Estádio Allianz Riviera, em Nice (França)
Data: 27 de junho de 2016, segunda-feira
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia)
Assistentes: Jure Praprotnik (Eslovênia) e Robert Vukan (Eslovênia)
Público: 33.901 pagantes
Cartões amarelos: G. Sigurdsson e Gunnarsson (Islândia); Sturridge (Inglaterra)
Gols: INGLATERRA: Rooney (pênalti) aos 3 minutos do primeiro tempo. ISLÂNDIA: R. Sigurdsson, aos 5, e Sigthórsson aos 17 minutos do primeiro tempo.
INGLATERRA: Hart; Walker, Cahill, Smalling e Rose; Dier (Wilshere), Dele Alli e Sterling (Vardy); Rooney (Rashford), Kane e Sturridge
Técnico: Roy Hodgson
ISLÂNDIA: Halldórsson; Saevarsson, R. Sigurdsson, Árnason e Skúlason; Gunnarsson, G. Sigurdsson, Gudmundsson e B. Bjarnason; Sigthórsson (Bjarnasson) e Bödvarsson (Traustason)
Técnico: Heimir Hallgrimsson e Lars Lagerbäck