O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) afastou, por maioria dos votos, o desembargador Washington Luiz do cargo de desembargador e, consequentemente, da presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas. A votação aconteceu na tarde desta terça-feira (28).
Os votos favoráveis ao afastamento e também abertura de um Processo Administrativo Disciplinar acompanharam o parecer da ministra Nancy Andrighi, corregedora do CNJ e ministra do STF. O magistrado ficará afastado até que seja concluída a sindicância que apura o envolvimento de Whashington Luiz num suposto cartel da merenda escolar nos estados de Alagoas, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.
O caso
A conhecida máfia da merenda veio a tona em abril de 2014 quando promotores de São Paulo que investigavam o pagamento de propinas e doações ilegais para campanhas eleitorais através de empresas especializadas na merenda escolar. O nome do desembargador teria aparecido após a quebra de sigilo telefônico e fiscal de um chefe de gabinete do desembargador Washington Luiz.
Segundo investigações, o chefe de gabinete recebeu R$ 400 mil da SP Alimentação, depositados em sua conta bancária, dinheiro este repassado ao desembargador.