O segundo bloco, que está em fase de armação, receberá o concreto na próxima semana. Já o terceiro e último, passará pelo processo de escavação. A previsão para conclusão da concretagem é para os próximos quinze dias.
A localização do viaduto de Jacarecica foi determinada após análises e estudos de urbanização e mobilidade feitos pela equipe técnica da Setrand, visando resolver um dos maiores conflitos de tráfego enfrentados pelos maceioenses.
“A região de Jacarecica é um dos maiores pontos de conflitos da Rodovia AL-101 Norte por possuir vários cruzamentos perpendiculares. Com movimentos de giro à esquerda, que causam pontos negros no trânsito, considerados dessa forma pela potencialidade em causar acidentes”, explicou Roberta Rosas, superintendente de Transporte e Mobilidade Urbana da Setrand.
O ponto da elevação em Jacarecica resolverá o grande congestionamento formado principalmente em fins de semana e feriados, onde o fluxo na região aumenta consideravelmente, por ser a única via de ligação à região Norte do Estado.
“Atualmente todos os movimentos de tráfego são permitidos no local, incluindo as conversões à esquerda, que costumeiramente geram conflitos de trânsito. Essa característica requer a intervenção de uma elevação em desnível, que é o caso do viaduto, que desafogará o trânsito, gerando fluidez e proporcionando maior mobilidade”, ressaltou a superintendente.
Além disso, a região possuiu vias que ligam a bairros da parte alta da cidade, como o São Jorge, por exemplo. Essas ruas serão contempladas pelo projeto de mobilidade que será implantado com a duplicação da AL-101 Norte, proporcionando um melhor escoamento e controle do trafego no local.
“Por Jacarecica passam vias que ligam o centro às praias da região Norte e as de bairros como o São Jorge, por exemplo, à região central ou ao Litoral Norte. Com isso, o fluxo é intenso e, muitas vezes, caótico. Por isso a obra do viaduto é tão necessária e benéfica à região”, destacou Roberta Rosas.
A primeira etapa de duplicação da AL-101 Norte terá aproximadamente 5,8 km de extensão e contará com ciclovia em todo o trecho, além de iluminação pública, sinalização, drenagem, canteiro central com iluminação, passarelas e os dois viadutos – sendo este da Avenida Pierre Chalita e outro na Avenida Josefa de Mello. A obra está prevista para ser concluída até o fim de 2017.
Os benefícios da obra são inúmeros. Além de melhorar a fluidez do trânsito, a nova via vai garantir mais segurança aos motoristas e pedestres, contribuindo ainda com o fortalecimento do turismo e impulsionando a expansão imobiliária na região.