Obras de drenagem põem fim a alagamentos em bairros de Maceió

DivulgaçãoNo Conjunto Graciliano Ramos acabou a lama

No Conjunto Graciliano Ramos acabou a lama

Desde 2014, moradores dos conjuntos Graciliano Ramos, Salvador Lyra e Dubeaux Leão, todos na parte alta de Maceió, passam pelo inverno com mais tranquilidade. Diferente de anos anteriores, quando a água das chuvas invadia residências e deixava as ruas intransitáveis, eles contam que agora os transtornos são coisa do passado. A melhoria é sentida após obras de drenagem e pavimentação realizadas pela prefeitura nestas comunidades.

Niedja da Silva é moradora do Salvador Lyra e chegou a perder os móveis por conta de alagamentos no inverno de 2008. “Era horrível. Eu tive que me mudar e morar de aluguel para não perder mais nada. Só retornei para minha casa em 2014 quando a prefeitura mandou trabalhadores e máquinas para finalmente fazer a drenagem”, relembrou a dona de casa.

Segundo a Prefeitura, o conjunto Salvador Lyra foi diretamente beneficiado pelas obras de construção do sistema de galerias de águas pluviais, a chamada drenagem, feitas no local e em conjuntos vizinhos. No Graciliano Ramos, 40 ruas foram drenadas e pavimentadas, resultado do investimento de mais de R$ 5 milhões do município e do Ministério das Cidades.

O Conjunto Dubeaux Leão também registrava alagamentos no período das chuvas, mas pelo terceiro ano seguido, os moradores não sofrem mais com a chegada do inverno. “Hoje está uma beleza. Não temos mais que ficar angustiados com o inverno e, principalmente, não temos mais a surpresa ruim de acordar com água dentro de casa e ficarmos ilhados por conta das ruas alagadas”, afirmou a moradora Bethânia Bezerra.

A construção de galerias de drenagem e os serviços de desobstrução e limpeza da tubulação e bocas-de-lobo são fundamentais para evitar enchentes e conservar as vias públicas, evitando que as águas das chuvas se infiltrem no asfalto, provocando buracos e alagamentos. 

Fonte: Da Redação

Veja Mais

Deixe um comentário