Secretário ‘conta’ com a volta da Força Nacional após Jogos Olímpicos

João Urtiga/Alagoas24HorasSecretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior.

Secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior.

O secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior, declarou na manhã desta quarta-feira (13) que conta com a volta da Força Nacional para Alagoas ao fim dos Jogos Olímpicos. Os policiais da Força que faziam a segurança no estado foram deslocados para o Rio da Janeiro no final de junho depois que o Ministro da Justiça e Cidadania assim autorizou.

À época o governador Renan Filho (PMDB) chegou a comentar ser ‘normal reduzir o número de homens da Força por causa das Olimpíadas. Mas no mesmo momento o próprio governador reconheceu a carência de homens na Segurança Pública de Alagoas e afirmou que iria até Brasília negociar um reforço para ‘quando passar as Olimpíadas.

O coronel Lima Júnior garantiu que os crimes de homicídios cometidos na parte alta da capital, antes investigados pela FN, são agora de responsabilidade da já saturada Delegacia de Homicídios. Lima Júnior disse não ser o ministro e não ter autoridade para pedir a volta da FN após os jogos, mas relatou contar com isso.

A vinda dos integrantes da Força Nacional, ainda no governo Vilela, foi alvo de duras críticas por parte da sociedade civil organizada e até da corporação por conta da alta remuneração dos agentes públicos. A ideia era o governo realizar concursos públicos e aumentar o efetivo e o salário dos policiais ao invés de contratar a FN. O governo resistiu às críticas e o serviço – que é temporário – está instalado em Alagoas desde 2012 de forma que já se integrou à SSP do estado e seu trabalho é considerado hoje indispensável.

Veja Mais

Deixe um comentário