Praças de Maceió voltam a ser ponto de convívio social

Praça da Faculdade foi totalmente recuperada

Quem passa pela Praça Afrânio Jorge, a conhecida Praça da Faculdade, no Prado, custa a reconhecer o espaço, que após décadas sem receber nenhuma melhoria, havia se tornado uma imensa área ociosa, mal iluminada e pouco frequentada. Reformada e bem iluminada, com a construção de espaços esportivos, área comercial planejada e trabalho de paisagismo, a Praça da Faculdade agora parece paisagem de cartão-postal.

Embora seja um dos principais espaços públicos da capital e palco de festejos natalinos memoráveis, a Praça da Faculdade não foi o único espaço público requalificado em Maceió. A mudança na paisagem é visível também no Conjunto José Tenório, onde a construção da Praça Santa Teresinha, rebatizada de Praça do Bicentenário, em homenagem aos 200 anos de Maceió, tornou-se um dos principais espaços de convivência da região.

Colina dos Eucaliptos

Situada no Colina dos Eucaliptos, no bairro de Santa Amélia, a Praça Edivaldo Alves de Santa Rosa (Dida) também fez a população voltar a frequentar o espaço público. “Essa praça valoriza a região e transformou a rotina dos moradores, que ao invés de um terreno sujo e escuro, agora têm um parque com campo de futebol, quadra de esportes, playground, ciclovia e espaço para eventos”, comemora o presidente da Associação de Moradores do bairro, Edson dos Santos, conhecido como Macarrão.

Para o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Antônio Moura, é gratificante ver as praças cheias de gente, com crianças brincando e a juventude se divertindo sem precisar sair do local onde moram. “A construção e a requalificação dos espaços públicos de Maceió é uma das prioridades da Prefeitura, que considera fundamental investir em espaços de convivência, onde a população possa levar as crianças para brincar e aproveitar espaços adequados para a prática de atividades físicas e esportivas”, afirma.

A prefeitura destaca que a valorização dos espaços públicos envolve ainda a requalificação da iluminação e de centros esportivos, medidas consideradas fundamentais para a prevenção da criminalidade em áreas consideradas vulneráveis.

Ainda segundo a Prefeitura, desde 2013, o município já entregou mais de 20 praças, sejam reformas ou construções, entre as quais estão as praças do Carminha, no Benedito Bentes; Nossa Senhora do Ó, em Ipioca; Joaquim Marques Luz, no Sanatório; terminal do Paraíso do Horto, em Chã da Jaqueira; o mirante Floriano Peixoto, em Ipioca; as praças Ganga Zumba, em Cruz das Almas; Marcos Vinícios, no Conjunto Eustáquio Gomes e Jardim Petrópolis, no Conjunto Petrópolis. Em parceria com a iniciativa privada, foram requalificadas as praças Jornalista Genésio Carvalho, na Gruta; o Mirante João XXIII, no Farol; Elias Pontes, em Guaxuma e Porto das Canoas, no Pontal, além de quadras e centros esportivos em várias localidades da capital.

Veja Mais

Deixe um comentário