Curso profissionalizantes contribuem para mudança de vida de famílias em vulnerabilidade

Ascom SemasCurso profissionalizantes contribuem para mudança de vida de famílias em vulnerabilidade

Curso profissionalizantes contribuem para mudança de vida de famílias em vulnerabilidade

Contribuir para a mudança de vida de famílias em vulnerabilidade social, ofertando cursos profissionalizantes que promovam a geração de renda. Esse é um dos objetivos do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió.

Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os Cras estão dando oportunidade aos usuários de aprenderem uma profissão e terem uma renda extra. No bairro do Jacintinho, mulheres atendidas no Cras Sônia Sampaio iniciaram esta semana um curso de pintura em tecido.

De acordo com coordenador do Cras Sônia Sampaio, Ricardo Andrade, este é o terceiro curso que a unidade oferece em parceria com o Senar. “Sempre conseguimos mobilizar os usuários para participarem dos cursos. A intenção é gerar renda para as participantes que precisam melhorar a qualidade de vida, inclusive com a convivência entre as alunas. Uma das nossas usuárias fez o curso de bonecas em tecidos e já está utilizando o que aprendeu para obter sua própria renda. Ela começou a fazer capas de celular, pesos de porta e já está comercializando”, destacou.

A instrutora Nadeje Assis está ensinando as mulheres a pintar panos de prato e toalhas de rosto. “Elas começam trabalhando as amostras de tecido e depois, quando têm segurança, começam a pintar os trabalhos nos panos de prato e toalhas. Todo o material que elas produzem, levam para casa”, informou.

Há quase 50 anos, Dona Marinês dos Santos, de 55 anos, saiu do município de São Luís do Quitunde para morar na capital. Hoje, ela vive com os pais e o filho no bairro do Jacintinho. Foi na comunidade que ela começou a participar das atividades que são realizadas no Cras Sônia Sampaio.

A irmã de dona Marinês deu a dica para ela participar do curso de pintura em tecidos. “Quero fazer pinturas em panos de prato, almofadas e toalhas de banho para vender”, diz com entusiasmo, ao mostrar com orgulho o trabalho que ainda estava sendo finalizado – laranjas, cajus e morangos desenhados e pintados por ela. dona Marinês cuida dos pais de 81 anos e por isso, não pode trabalhar. “A não ser em casa mesmo. O curso vai me ajudar a melhorar de vida. Quero vender os produtos para minha família e até pros médicos, quando for levar meus pais pra consulta”, completa.

Já a dona Maria Zuleide Santos Silva, 63 anos, já perdeu a conta de quanto tempo faz que mora no Jacintinho. Ela sempre participa das atividades e cursos oferecidos pelo Cras Sônia Sampaio. “Foram minhas colegas que indicaram o curso. Eu também quero pintar pano de prato e assim que aparecer as encomendas, vou vender tudo”. Ela conta que aprender a técnica de desenho e pintura não foi tão difícil. “É preciso riscar o desenho e depois pintar”, reforça. Ela desenhou morangos, peras e acerolas com as cores verde, rosa e amarelo.

O curso de pintura em tecido é o terceiro realizado este ano no Cras Sônia Sampaio. Os participantes já tiveram aulas de produção de tortas, bolos e confecção de bonecas em tecido. Outros cinco cursos estão programados para ocorrer até o final do ano. As turmas já foram fechadas.

Cada curso tem duração de uma semana, e as aulas acontecem nos turnos da manhã e à tarde. As alunas recebem material didático e certificado no final do curso, sem nenhum custo para as participantes.

Além dos cursos profissionalizantes, o Cras Sônia Sampaio oferece à comunidade atividades culturais, socioeducativas e lazer nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos, mulheres e adolescentes. O equipamento social fica localizado na Rua Jarbas Andrade, 119, Cohab, Jacintinho.

Veja Mais

Deixe um comentário