27ª Assembleia Estadual da CPT começa segunda em Maceió

Assessoria27ª Assembleia Estadual da CPT começa segunda em Maceió

27ª Assembleia Estadual da CPT começa segunda em Maceió

Entre os dias 18 a 20 de julho de 2016, a Comissão Pastoral da Terra traz à Maceió mais de 120 lideranças camponesas para a sua 27ª Assembleia Estadual. Com o tema “faz escuro mais eu canto”, o evento ocorre nas dependências do Estádio Rei Pelé.

A abertura está marcada para às 14h da segunda-feira e deve contar com a presença de representantes de Pastorais da Igreja Católica, Sindicatos e Movimentos Sociais. Na ocasião, será entregue o Certificado ao Acampamento Destaque e o Prêmio Dom Helder – homenagem àqueles que no último ano tiveram notoriedade em sua contribuição à luta pela terra.

A assembleia é realizada anualmente com representantes de 40 assentamento/acampamentos do litoral, sertão e região da mata para debater a organização da pastoral, a luta pela terra e planejar as atividades para o próximo período.

“O momento atual do país exige de nós compromisso com a causa dos empobrecidos. Se a reforma agrária já deixava a desejar em governos passados, agora há um verdadeiro desmonte do MDA e do INCRA com clara intenção de preservar o latifúndio e deter qualquer manifestação favorável a democratização do uso da terra”, afirmou Carlos Lima, coordenador da Comissão Pastoral da Terra.

No dia 20 de julho, os camponeses encerram o evento com a aprovação da Carta da 27ª Assembleia Estadual e iniciam uma série de mobilizações na capital em defesa da reforma agrária e da justiça social.

Acampamento Destaque

Todos os anos, os camponeses em luta pela terra recebem durante a realização da Assembleia o reconhecimento da CPT e de seus companheiros, através de um Certificado. Este ano, o Assentamento Padre Cícero (Água Branca) ganha o certificado destaque pelo trabalho coletivo realizado na área de resgate cultural e religioso. “Eles demonstraram um grande espírito de coletividade, realizando mutirões para recuperar a capela e outros espaços comuns do assentamento”, enfatizou o coordenador da CPT.

Prêmio Dom Helder

Desde 2002, A CPT homenageia personalidades destacadas em defesa da luta no campo, através do Prêmio Dom Helder. Em 2016, o coordenador do MST, José Roberto, leva o Prêmio por seu trabalho de articulação e conquista da unidade dos movimentos sociais do campo para a luta em busca das terras da Usina Laginha.

Serviço
27ª Assembleia Estadual da CPT
Dias: 18 a 20 de julho de 2016
Local: Estádio Rei Pelé
Abertura: 18 de julho às 14h

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário