Maceió é a 4ª cidade do Brasil com melhor desempenho e respeito à prestação de contas do dinheiro público. De acordo com o Ranking da Transparência do Ministério Público Federal (MPF), a capital alagoana obteve pontuação de 9,5 na avaliação do órgão fiscalizador e aparece mais uma vez como a cidade mais transparente de Alagoas.
Para a avaliação, o MPF levou em consideração, entre outros pontos, o Portal da Transparência da Prefeitura de Maceió, onde estão disponíveis informações sobre contratos e convênios, folha de pessoal e itens adquiridos pelo Município.
A avaliação da transparência dos municípios já foi realizada outras vezes pelo MPF. Na avaliação anterior, no ano de 2015, Maceió ficou em 3º lugar entre as capitais mais transparentes do Brasil. “O Portal da Transparência é parte fundamental do trabalho da Prefeitura para prestação de contas à população e uma obrigação do poder público municipal, respeitando à Lei de Acesso à Informação”, afirmou o prefeito Rui Palmeira, durante vistoria de obras na comunidade Nações Unidas, no bairro do Santa Lúcia.
O gestor da Secretaria Municipal de Controle Interno de Maceió (SMCI), Diogo Coutinho, detalhou a funcionalidade do Portal da Transparência. “É um canal que fornece de forma clara e de fácil compreensão informações sobre a execução orçamentária e financeira do município, o que assegura ao cidadão o direito de acompanhar a execução dos projetos e ações da Prefeitura”, pontuou o secretário.
Segundo o levantamento do MPF, 20 prefeituras de Alagoas tiveram desempenhos negativos correspondentes à zero.