Oncologia: Município e Estado assinam contratualização com hospitais

O Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô e a Secretaria Estadual de Saúde, Rozangela Wyszomirska, formalizam nesta quarta-feira (20), às 12h, no Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizado no Centro, a contratualização com o Hospital do Açúcar e Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), para a implantação do Plano Estadual de Oncologia, lançado no último dia 7 de julho, pelo Governo do Estado. O Plano tem como objetivo assegurar a assistência integral aos pacientes com câncer, facilitando o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento.

Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, o plano é um avanço fundamental na assistência aos pacientes que estão enfrentando a doença. “Com ele, será garantido o acolhimento, atendimento e tratamento adequados. E isso também é resultado da parceria estabelecida entre o município e o Estado, que tem assegurado a assistência necessária a todos aqueles que têm apenas o atendimento do SUS como referência”, afirmou Nonô.

Com a implantação do Plano e a contratualização com hospitais da rede conveniada, o número de procedimentos a serem realizados mensalmente pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e pelos Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons) serão de 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica.

O Plano, além de representar um avanço na assistência integral aos pacientes, também permite que os gestores acompanhem e fiscalizem a aplicação de recursos – que receberam um incremento de R$ 19 milhões – para que a Rede assegure a resolutividade do atendimento nessa área. Em Maceió, esses serviços são disponibilizados na Santa Casa, no Hospital do Açúcar e no Hospital Universitário. Em Arapiraca, ofertados pelos hospitais Afra Barbosa e Chama.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário