Mais do que uma oportunidade de emprego, os jovens alagoanos estão tendo a chance de abraçar uma profissão. Nesta semana acontece a primeira turma de Turismo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Associação Brasileira de Industrias de Hotéis de Alagoas (ABIH AL). No total, 26 jovens de 18 a 22 anos, estão tendo capacitação na área, entre teoria e prática.

O CIEE é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que trabalha há 52 anos com propósito de inserir jovens no mercado de trabalho. Com o advento da Lei de Aprendizagem, a organização passou atuar junto ao Ministério do Trabalho, sob o regimento da nova legislação segundo a qual as médias e grandes empresas, que tenham mais de sete funcionários, têm a obrigação de contratar os jovens aprendizes.

Na turma do curso de Turismo e Hotelaria eles terão, uma vez por semana, aula teórica e nos outros quatro dias irão acompanhar os trabalhos e aprender nos hotéis que firmaram a parceria. “Por mais que seja uma obrigação, imposta por lei, os hotéis têm uma série de vantagens quanto à tributação, e isso vai ajudar o futuro desses jovens, para que eles tenham oportunidade de conhecer o mercado de trabalho, entender como funciona e venha a ser um profissional de qualidade”, afirma Fabiana Fernandes, Supervisora de Unidade do CIEE, em Alagoas.

Segundo Maurinho Vasconcelos, presidente da ABIH Alagoas, esta é uma importante iniciativa que deve ser adotada pelos hoteleiros, já que visa a melhoria da mão-de-obra futura, além de dar oportunidade ao jovem. “O empresário que abre esse espaço para os jovens tem a chance de formar futuros colaboradores”, disse.

Segundo Kelly Oliveira, gestora de Recursos Humanos do Hotel Jatiúca, os jovens já iniciaram as atividades e as vantagens são inúmeras. “Essa é uma excelente oportunidade de qualificar e, ao mesmo tempo, inseri-los no mercado. Temos alguns exemplos de colaboradores que se destacaram como jovem aprendiz de turmas passadas e, hoje, estão trabalhando em nossa recepção, setor de suprimentos, restaurante e administrativo”, destacou.

Nos hotéis, o jovem aprendiz tem a oportunidade de passar por diversas áreas de atuação, como recepção, mensageiro, governança, restaurante, eventos, administrativo e suprimentos. “Assim eles saberão qual setor se identifica mais”, observa Kelly.

Os hotéis que se interessarem em ingressar no Programa Jovem Aprendiz podem procurar a ABIH AL para mais informações, através do telefone 2121 6600.

Veja Mais

Deixe um comentário