O mês de agosto promete ser um prato cheio para quem gosta de ver a bola rolar. No país pentacampeão mundial, o calendário do futebol brasileiro não terá pausa durante os Jogos Rio 2016. Além da disputa pelo ouro olímpico, o mês também será de partidas no Brasileirão e Copa do Brasil – principais campeonatos nacionais.
O Campeonato Brasileiro segue a todo vapor durante as Olimpíadas. Nos dias 4, 7, 10, 13 e 14 de agosto, inclusive, haverá rodadas simultâneas em São Paulo, Belo Horizonte, Manaus e Salvador. E após a reviravolta da última rodada, o Brasileirão acaba de ficar ainda mais emocionante.
Aproveitando o tropeço do Palmeiras frente ao Botafogo, no último domingo, o Corinthians conseguiu desbancar o rival – que estava no topo há oito rodadas – e chegar à liderança, de onde pretende não sair tão cedo. Para isso a equipe alvinegra conta com a defesa menos vasada do campeonato: somente 12 gols sofridos, ou uma média de 0,7 por jogo.
Já para retomar a posição na ponta da tabela, o Palmeiras tem como armas o artilheiro Gabriel Jesus (10 gols) e o ataque mais positivo: 32 gols no total, mesmo número que o Santos – atualmente o segundo colocado. Logo atrás, com apenas um ponto de diferença entre si, vêm embolados Grêmio, Flamengo e Atlético-MG.
Ou seja, tudo pode mudar na próxima rodada. O Atlético-MG pega o São Paulo no Morumbi, enquanto que o Corinthians joga contra o Atlético-PR na casa do Furacão.
Ao passo que Palmeiras e Grêmio enfrentam times sem tanta tradição, como o Chapecoense e o Santa Cruz.
Já o Flamengo encara o Santos na Vila Belmiro, mas tem 38,5% chances de vencer e encostar na primeira posição, segundo os internautas do Betsson, site de apostas em futebol. Veja abaixo mais estatísticas do Brasileirão até a 17ª rodada:
- 170 partidas (89 vitórias do mandante, 39 do visitante e 42 empates)
- 433 gols (188 no 1º tempo e 245 no 2º tempo)
- 826 cartões (783 amarelos e 43 vermelhos)
- Melhor ataque: Palmeiras e Santos com 32 gols
- Pior ataque: América Mineiro com 10 gols
- Melhor defesa: Corinthians com 12 gols
- Pior defesa: Chapecoense, Cruzeiro e América Mineiro com 10 gols
Copa do Brasil já tem oitavas de final definidas
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na última terça-feira (2) quais serão os jogos das oitavas de final da Copa do Brasil 2016, que a partir de agora chega à fase do mata-mata.
Além dos dez classificados na última etapa, o campeonato ganha também o reforço dos cinco clubes que disputaram a Taça Libertadores da América 2016 (Atlético-MG, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e São Paulo), mais o Internacional – que garantiu presença devido à sua colocação no Brasileirão passado.
Confira o chaveamento das oitavas de final da Copa do Brasil 2016, que têm como data base os dias 24 de agosto e 21 de setembro:
- São Paulo x Juventude-RS
- Corinthians x Fluminense
- Santos x Vasco
- Palmeiras x Botafogo-PB
- Grêmio x Atlético-PR
- Internacional x Fortaleza
- Cruzeiro x Botafogo
- Atlético-MG x Ponte Preta
Apesar de ser considerada o caminho mais rápido para a Libertadores, a Copa do Brasil 2016 não será necessariamente o trajeto mais fácil. Grandes clubes do país precisarão duelar entre si pelas vagas.
O atual campeão brasileiro, Corinthians, precisará passar pelo Fluminense, marcando o reencontro do técnico Cristóvão Borges com seu ex-time. Outro confronto marcado pela rivalidade entre cariocas e paulistas será Santos x Vasco, no qual o segundo colocado no Brasileirão enfrentará o líder da série B. Já o Botafogo terá como adversário o Cruzeiro.
A CBF também sorteou os mandos de campo para esta fase. Os times do Atlético-MG, Atlético-PR, Botafogo, Fluminense, Internacional, Palmeiras, São Paulo e Santos começarão decidindo em seus domínios os jogos de ida. Por sua vez, Botafogo-PB, Corinthians, Cruzeiro, Fortaleza, Grêmio, Juventude-RS, Ponte Preta e Vasco fecharão as oitavas com partidas em casa.
No caso de empate entre duas equipes no saldo de gols, avança quem tiver mais gols marcados fora de casa. A tabela completa, com os detalhes das datas e horários das partidas ainda não foi divulgada, e segundo a CBF será publicada em breve no site da confederação.
Após as disputas dessa fase, haverá novo sorteio para determinar os confrontos das quartas de final do campeonato. A Copa do Brasil de 2016 segue até o dia 30 de novembro, data para qual está programada a final.