Brasileiros estão se queixando nas redes sociais da falta de camisas da Seleção com o nome da jogadora Marta nas costas. Em posts no Twitter e no Facebook, internautas criticaram no domingo (7) e nesta segunda-feira (8) a falta de opções com o nome da camisa 10 da Seleção Feminina nas lojas. A fornecedora oficial afirmou que todos os produtos são personalizados, e que pontos de vendas podem ter itens já com nomes estampados por decisão comercial dos lojistas.
No topo da polêmica nas redes, um dos posts que viralizaram foi o do ator Alexandre Nero, contando que pediu uma vez uma camisa à jogadora, mas ela disse que não existia a versão com o nome dela no modelo masculino.
“Não posso ter uma camisa da seleção brasileira de futebol com o nome de uma das melhores jogadoras de futebol do mundo simplesmente porque algum pensamento medieval de mercado achou que nenhum homem usaria uma camisa com o nome MARTA. Continuo sem camisa da seleção e vontade zero de ter uma”, escreveu o ator em seu perfil.
Outro post que viralizou mostra a foto de uma criança usando uma camisa 10 com o nome Neymar Jr. riscado e no lugar o nome Marta escrito de canetinha.
Também teve muitos compartilhamentos uma charge que mostra uma criança pedindo a camisa 10 e, questionada por um lojista se é a do Neymar, ele responde: “Não! Da Marta!”.
Alguns internautas questionaram à Nike, patrocinadora da Seleção, o motivo de não haver camisa com o nome da jogadora.”Quero uma camisa da seleção brasileira de futebol feminino, com o nome da Marta. Como faz pra comprar se a patrocinadora @nikebrasil é retrógrada?”, escreveu um usuário do Twitter. “Oi @nikebrasil quando vocês vão fazer a camisa 10 da queridíssima Marta????????????????????”, questionou outra.
O G1 checou com a Nike os questionamentos. A empresa afirma que não produz nenhuma camisa com nomes de jogadores e que toda personalização é solicitada diretamente pelo consumidor ou feita pelos lojistas.
“Toda a parte de customização é um serviço prestado diretamente nas lojas ou no site nike.com, onde qualquer consumidor tem a escolha de colocar o número e nome que quiser. Isso vale para masculino, feminino ou infantil. Produtos expostos nas lojas com nomes de jogadores são de decisão pura e inteiramente do lojista”, afirma a resposta.
Ou seja, segundo a empresa, o consumidor pode pedir camisas nos modelos feminino, masculino ou infantil com o nome da jogadora Marta, se desejar.