Implantação dos Eixos Viários já repercute entre motoristas de Maceió

AscomEixo Viário

Eixo Viário

O congestionamento na Avenida Fernandes Lima, principal corredor de transporte de Maceió, é um problema conhecido dos maceioenses. Por isso, a implantação dos eixos viários Cepa e Quartel, promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), disponibilizando alternativas viárias à população, já repercute entre os motoristas de Maceió.

O taxista Antônio Carlos, que trabalha há 13 anos na profissão, conta a expectativa pelas novas vias. “A situação é complicada atualmente na Fernandes Lima. As vias alternativas que existem hoje não dão conta do fluxo de veículos. Espero que melhore com os eixos viários”, ressaltou o taxista.

Antônio conta ainda que o congestionamento na Fernandes Lima o leva a perder mais de uma hora no trânsito. “Atualmente, quando pegamos uma corrida pra região do Tabuleiro, por exemplo, a ida é tranquila, leva cerca de 30 minutos, porém, pra voltar é complicado. O trajeto leva cerca de uma hora até uma hora e meia por conta do fluxo de veículos”, explicou Antonio Carlos.

Ascom/SetrandMotoristas

Motoristas

A expectativa positiva com a implantação dos eixos também é vivenciada por Gilson Calheiros, taxista a mais de 20 anos. “Hoje, a via por trás do Cepa, quando passa um ônibus, trava tudo. Esses eixos já deveriam existir a muito tempo. Quando acontecer o projeto, vai melhorar 100% a nossa vida. Quando sair, vai ser uma maravilha em termos de transporte, tanto por trás do Cepa, como do Quartel”, conta.

Trajeto

O Eixo Cepa, que têm a assinatura da ordem de serviço quinta-feira (18), possuirá nove quilômetros de extensão. O binário terá início no Ibama, no bairro da Gruta,  se estendo até as ruas Frei Caneca e Luiz de Mascarenhas, no Farol, próximo a ladeiro do Teobaldo. Em seu trajeto, o eixo Cepa conecta as regiões Norte/Sul e Oeste da cidade. As obras acontecerão simultaneamente nos dois eixos e têm previsão de término dentro de quatro meses.

Já o Eixo Quartel, onde as obras preliminares já estão em andamento, com a marcação do terreno para o início das obras do muro de proteção a ser construído na área do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIM), terá cerca de seis quilômetros de cumprimento, com início na Rua Marieta Lages, no bairro do Farol, próximo a Super Pizza, estendendo-se até a Rua Ranildo Cavalcante, na Gruta, por trás do Hospital do Açúcar, tornando-se uma nova alternativa de circulação viária no sentido Sul/Norte e Leste da região Metropolitana de Maceió.

Fonte: Ascom/Setrand

Veja Mais

Deixe um comentário