A cada 17 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida para homenagear o historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade, primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que nasceu neste dia, no ano de 1898. Contudo, pelo menos 30 anos antes de seu nascimento, em 1869, os alagoanos já se preocupavam com a preservação de sua cultura, costumes e obras para as gerações futuras, tanto que fundaram o Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL).
A literatura define patrimônio histórico como o conjunto de bens que contam a história de uma geração através de sua arquitetura, vestes, acessórios, mobílias, utensílios, ferramentas, obras de arte e documentos. Papel que o IHGAL cumpre com esmero há quase 150 anos. Instalado em Maceió, na Rua João Pessoa (Rua do Sol), no Centro, em um casarão igualmente centenário, o Instituto abriga o mais representativo acervo iconográfico e documental sobre a história de Alagoas.
Seu museu, aberto gratuitamente ao público de segunda a sexta, das 8h às 12h, apresenta obras de arte, hemeroteca, arquivo de documentos, mapas e fotos, além de conjuntos de interesse arqueológico e etnográfico. A Coleção Perseverança, lá abrigada, é um dos últimos registros das casas de Xangô de Maceió que resistiram ao ‘Quebra de 1912’, fato trágico que representou um duro golpe à história e cultura afro no Estado.
A Braskem é parceira e apoia o trabalho desenvolvido pelo IHGAL. “Na nossa diretriz de patrocínios e apoios, contemplamos a cultura como uma área de grande relevância. Ela é uma ferramenta importantíssima em várias ações que contribuem para o conceito de responsabilidade social empresarial”, destacou Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem.
Sobre a Braskem
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual superior a 20 milhões de toneladas, incluindo a produção de outros produtos químicos e petroquímicos básicos, e com faturamento anual de R$ 54 bilhões. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.