A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) irá implantar o Serviço de Telemedicina nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do bairros Trapiche e Benedito Bentes, em Maceió, visando qualificar a assistência aos pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio. Na UPA do Trapiche a implantação irá ocorrer nesta quinta-feira (18), às 8h30, e na UPA do Benedito Bentes o serviço será implantado na sexta-feira (19), também às 8h30.
Com o Serviço de Telemedicina, que será implantado por meio da parceria com o Hospital do Coração de Alagoas (HCOR/AL), os pacientes com suspeita de infarto agudo do miocárdio serão submetidos a um eletrocardiograma. O exame será encaminhado da UPA, via internet, para Central de Plantão do Serviço, localizada no HCOR/AL, onde cardiologistas irão confirmar ou não o problema e prescrever como o paciente deve ser assistido.
“O Serviço de Telemedicina que será implantado nas UPAs de Maceió vem confirmar o compromisso da gestão estadual em ampliar o acesso e a resolutividade da assistência a saúde em Alagoas. Atuando em parceria com os municípios e firmando convênios com unidades filantrópicas e privadas, temos sempre o bem estar da população como norteadores das ações”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
De acordo com o diretor administrativo do HCOR/AL, Otoni Veríssimo, serão 14 cardiologistas que atuarão em regime de plantão 24 horas, responsáveis pelo diagnóstico. “Mas eles também irão atuar no encaminhamento e adoção de medidas técnicas que facilitem o trabalho da equipe médica, permitindo a melhoria da assistência e diagnóstico do infarto agudo do miocárdio”, explicou.
Capacitação – Para a implantação do programa, os profissionais médicos e enfermeiros que trabalham nas Unidades de Pronto Atendimento passarão por uma capacitação. O diretor administrativo do HCOR/AL, Otoni Veríssimo, revelou que as equipes que atuam na unidade do Trapiche serão treinadas na quinta-feira (18), enquanto que os profissionais do Benedito Bentes serão capacitados na sexta-feira (19).
“Uma das vantagens de todo o processo do exame é o tempo resposta que se tem no diagnóstico. Isso é um fator importante para um paciente com suspeita de infarto agudo do miocárdio”, destacou o diretor administrativo do HCOR/AL, Otoni Veríssimo.
Os pacientes que receberem a confirmação do quadro de infarto serão encaminhados para a Unidade de Hemodinâmica do Hospital Geral do Estado (HGE). “As equipes do HGE estão preparadas para casos de urgência e emergência. Com a implantação do Serviço de Telemedicina, os pacientes do Estado ganham em celeridade e segurança no diagnóstico e tratamento do infarto agudo do miocárdio”, ressaltou a secretária de Estado da Saúde, ao evidenciar que o Serviço de Telemedicina já está em funcionamento nas UPAs de Delmiro Gouveia e São Miguel dos Campos.