Preocupados com possíveis transtornos no que tange a obra de mobilidade urbana prevista para alterar o trânsito no Centro de Ensino de Pesquisa Aplicada (Cepa), estudantes e pais de alunos estão receosos com a construção do segundo eixo viário que irá ser erguido na Avenida Fernandes Lima, no Farol.
De acordo com o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), que assinou a ordem de serviço para a obra na manhã desta quinta-feira (18), o trabalho não deve alterar o trânsito e a rotina na localidade.
“Não, não, será tudo protegido, uma via normal, vai passar dentro do Cepa e ele continuará funcionando. Com isso, o Cepa vai melhorar a iluminação, melhorar o acesso e ter mais segurança”, garante o governador.
Ainda de acordo com Renan Filho, a obra orçada em R$ 18 milhões e que prevê 15 quilômetros de vias novas, deve garantir ainda que o centro educacional se torne também um centro de convivência onde a comunidade possa utilizar para atividades de lazer e pesquisa.
O Eixo do Cepa terá início no Ibama, no bairro da Gruta, e estende-se até as ruas Frei Caneca e Luiz Mascarenhas, também no Farol, como uma via dupla. Ele será somado ao Eixo do Quartel como parte de um projeto de vias alternativas que buscam aliviar o tráfego intenso registrado constantemente na principal avenida de Maceió.
O prazo para entrega da obra é de oito meses e deve contemplar ainda uma alteração no serviço oferecido pelo Hospital Portugal Ramalho. “O Portugal Ramalho é um manicômio ao estilo antigo, não existe mais, vamos construir ali um hospital de clínicas e vamos investir cerca de R$ 50 milhões. Estamos concluindo o projeto para ser iniciado até o final do ano também, mas vamos iniciar primeiro a construção do hospital metropolitano”, complementa Renan Filho.