Emílio Oliveira de 78 anos é produtor de ovelha e gado na localidade de Estância do Meio, em São Joaquim (SC). Há 12 anos, iniciou exames preventivos e após um longo período de acompanhamento médico, há dois anos, descobriu que estava com câncer de próstata. “Eu tive quatro metástases e precisei passar por cirurgia”, relatou. O tumor foi retirado e Oliveira curou-se da doença. No último sábado (20), o produtor aproveitou para colocar os exames em dia durante o programa especial “Saúde do Homem” promovido no CTG Minuano Catarinense, em São Joaquim (SC).
A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com o Sindicato Rural de São Joaquim, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU/SC) e a Secretaria de Saúde do Município. “Tivemos como objetivo conscientizar a população masculina do meio rural sobre a importância do diagnóstico precoce das principais doenças urológicas, bem como o seu tratamento. Conseguimos atingir mais de 400 produtores rurais que coletaram sangue para os exames PSA e Colinesterase e participaram de palestras de com profissionais da área”, destacou a coordenadora estadual do programa, Estela Macedo.
O presidente da Faesc, José Zeferino Pedrozo, salientou que a intenção do programa é oportunizar uma melhor qualidade de vida aos produtores rurais do Estado. “Pretendemos, por meio desse programa, gerar momentos de educação que possibilitem mudanças de atitudes, favorecendo a promoção da saúde”.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de São Joaquim e vice-presidente da Faesc, Antônio Marcos Pagani, o município é o maior produtor de maçã do País e possui o segundo rebanho do Estado, além de desempenhar um importante papel na vitivinicultura. “Temos uma produção expressiva para o Estado e o País, mas nossa preocupação maior é com a saúde do produtor rural que diariamente se dedica para colocar São Joaquim cada vez mais em destaque. O programa “Saúde do Homem” atendeu um número recorde de homens e esperamos que todos tenham se conscientizado sobre a importância do autocuidado”, salientou Pagani.
CONSCIENTIZAÇÃO
Por questões culturais e sociológicas, o tratamento de doenças masculinas de natureza urológica continua sendo tabu em muitas regiões do Brasil e, especialmente, no campo. A fim de promover a conscientização o programa especial “Saúde do Homem” ofereceu aos produtores rurais de São Joaquim palestras.
O médico urologista Paulino Granzotto falou aos participantes sobre o câncer de próstata. “Muitas pessoas não procuram o urologista porque não têm sintomas e, por isso, acreditam não possuir a doença. O único sinal da doença aparece com problemas urinários, a pessoa passa a urinar frequentemente”, esclareceu.
Granzotto ressaltou que o problema maior ocorre quando a doença se alastra e chega aos ossos. “Nesse estágio pode levar ao óbito, além de ocasionar dores terrivelmente fortes”. O urologista reforçou a importância do exame diagnóstico para que o tratamento seja efetuado corretamente. “Se identificado precocemente o câncer de próstata tem altas chances de cura. O exame é indolor e rápido, todo homem a partir de 45 anos de idade deve fazê-lo como forma de prevenção”, finalizou.
Os produtores rurais também tiveram palestras com nutricionista e educador físico que repassaram orientações de cuidados básicos com a saúde física e a alimentação. “A preocupação da Secretaria de Saúde do Município é com a prevenção. Queremos evitar que os produtores tenham acesso a essa doença que pode ocasionar o óbito. Se diagnosticada a tempo, o tratamento é sem dúvidas mais efetivo”, reforçou o secretário de Saúde de São Joaquim, José Teodoro.
O produtor Ronaldo José Dutra Rodrigues, de 50 anos, há dois anos realiza os exames preventivos. “Até hoje não tive nenhuma alteração nos exames, está tudo certo”, contou. Segundo Rodrigues, o preconceito foi deixado de lado e a preocupação com a saúde foi determinante. “Com saúde não se brinca, ninguém está livre de uma doença dessas e a única maneira de prevenir é com o autocuidado e a visita ao médico periodicamente”.
BALANÇO
O programa especial “Saúde do Homem” de São Joaquim atingiu o maior número de produtores, até o momento. Conforme Estela, a estimativa é promover 12 eventos em 2016. “Já foram desenvolvidos sete encontros com a participação de 1.200 homens. Nossa expectativa era atingir 1.900 produtores rurais no total, mas em decorrência do sucesso de participação em São Joaquim, com certeza, ultrapassaremos essa meta”, comemorou a coordenadora estadual do programa.