A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió intensificou nas últimas semanas as operações de fiscalização e combate à circulação de veículos pesados em determinados horários. As ações vêm ocorrendo nas avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, locais onde uma portaria municipal proíbe o trânsito de veículos como caminhões, carretas e tratores acima de cinco toneladas entre 6h e 9h e das 17h às 20h.
Nas duas últimas semanas mais de 80 veículos do tipo foram abordados na fiscalização realizada pelos agentes de trânsito. Do total, 32 tinham a Capacidade Máxima de Tração (CMT) acima de cinco toneladas. Infrações como condutores inabilitados transitando com os veículos de grande porte e sem o licenciamento também foram flagradas. Antes da intensificação das ações, a SMTT realizou uma orientação aos condutores de veículos pesados, sem autuá-los.
“O objetivo da operação é não apenas fazer com que haja o cumprimento da lei, mas também garantir que o trânsito flua melhor em horários de pico nas vias onde há a proibição e um fluxo muito grande de veículos de todo o tipo. Seguiremos intensificado essa fiscalização para que o fluxo da cidade seja cada vez melhor”, explica o supervisor de fiscalização de trânsito da SMTT, Patrick Calado.
Portaria
A circulação de veículos pesados é regulamentada pela portaria nº 082 da SMTT, publicada em 19 de fevereiro de 2014. A lei proíbe o tráfego de trator de roda, de esteira, misto ou equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplanagem, de construção ou de pavimentação e aos veículos com CMT acima de cinco toneladas nas avenidas Fernandes Lima ou Durval de Góes Monteiro, no trecho compreendido entre o Makro/Tupan e a Praça do Centenário, das 6h às 9h e das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados.