No tira-teima entre o melhor ataque e a melhor defesa do Brasileiro, deu o primeiro.
Com o retorno de Gabriel Jesus da seleção olímpica e também Mina e Gabriel como novidades, o Palmeiras superou o início de partida truncado e chegou a cinco jogos sem perder no campeonato ao bater com facilidade o Fluminense por 2 a 0 neste domingo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. O resultado foi construído todo ele no primeiro tempo.
Logo aos 18 minutos, Dudu aproveitou falha de Diego Cavalieri em cobrança de falta de Jean, confiou até o fim e se esticou todo para abrir o placar.
Mérito total do capitão alviverde.
Não deu nem tempo de respirar. Na sequência, aos 24, em bate e rebate na área, foi a vez de Jean aproveitar dessa vez rebote em finalização de Mina e bater colocado para fazer um golaço e ampliar na capital federal.
O time comandado por Cuca atuava praticamente em casa, com maioria absoluta nas arquibancadas.
E era soberano também em campo.
Com Cícero e Henrique Dourado enfrentando dificuldades na frente, o Fluminense ameaçou apenas um a vez na etapa inicial. Aos 30, em combinação isolada da dupla, a bola sobrou para Wellington, que driblou Jaílson, mas viu o goleiro se recuperar de forma espetacular e bloquear o seu chute.
O camisa 49 teve o seu nome gritado pela torcida palmeirense.
Na volta para o segundo tempo, o técnico Levir Culpi lançou o Flu para o ataque, mas esbarrou em seu próprio nervosismo, como ficou claro em discussão entre Welligton Silva e Marquinho que quase chegou às vias de fato. O atacante Dudu teve que interferir para acalmá-los.
E foi o Palmeiras que chegou novamente aos sete, em cruzamento rasteiro vindo da direita que Gabriel Jesus completou para a rede. Ele foi flagrado em impedimento, no entanto.
O Fluminense cresceu com Marquinho no passe e até assustou com Gustavo Scarpa, mas ficava nisso.
O domínio era todo alviverde. O terceiro parou na trave aos 15, em vacilo tricolor na saída de bola que foi parar nos pés de Gabriel, que arriscou de fora da área e viu Cavalieri desviar o seu chute antes de ficar na trave.
Não saiu disso no Mané Garrincha.
Foram 12.037 mil pessoas no estádio.
Ao lado do Grêmio e do Atlético-MG, o Palmeiras é um dos que menos perdeu na competição, com apenas cinco derrotas.
Com o resultado, os paulistas têm agora 43 pontos na liderança, três a mais que o Flamengo, segundo colocado. O Fluminense, por sua vez, estaciona no oitavo lugar, com 31.
FICHA TÉCNICA:
FLUMINENSE 0 X 2 PALMEIRAS
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 28 de agosto de 2016 (domingo)
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)
Público: 12.037 pessoas
Renda: R$ 630.135,00
Cartões amarelos: Douglas, Wellington, Cícero, Marcos Junior, Marquinho, Gum e Danilinho (Fluminense); Gabriel Jesus, Mina, Vitor Hugo, Dudu e Arouca (Palmeiras)
GOLS: PALMEIRAS: Dudu, aos 19 minutos do primeiro tempo, e Jean, aos 24 do primeiro tempo
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas (Marquinho), Cicero e Gustavo Scarpa (Danilinho); Marcos Junior, Wellington e Henrique Dourado (Claudio Aquino). Técnico: Levir Culpi
PALMEIRAS: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Arouca), Tchê Tchê e Moisés (Cleiton Xavier); Erik (Róger Guedes), Dudu e Gabriel Jesus. Técnico: Cuca