A Peugeot Citroën anunciou nesta quinta-feira (1) um recall de 442 unidades de 308 e 408, modelo 2016, por causa de um problema no freio que causa riscos de acidentes.
De acordo com comunicado, houve falha na montagem do diafragma do servofreio, o que possibilita perda de vácuo do sistema de assistência de frenagem.
Isto pode prejudicar a eficiência das frenagens, endurecer o pedal e aumentar a distância necessária para parar o carro, informou a fabricante.
Os proprietários já podem fazer o agendamento do reparo gratuito na rede de concessionáriasPeugeot. O serviço deve levar cerca de 3 horas.
Importância do recall
Não existe recall por defeito que não seja sério. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o chamado deve ser feito quando houver um defeito de fabricação que coloque em risco a vida do usuário.
Uma vez anunciado o recall, não existe limite de data para fazê-lo. O que pode ocorrer é a montadora determinar uma data de início do atendimento, e não uma para o fim.
Qualquer problema como demora no agendamento, lentidão no reparo e mau atendimento deve ser denunciado no Procon local. Os consertos devem ser totalmente gratuitos.
Um levantamento feito pelo G1 mostrou que mais da metade dos 2,82 milhões de veículos envolvidos em recall no ano passado não atenderam ao chamado até março de 2016.