A Polícia Federal em Alagoas deflagrou na manhã desta sexta, 2, uma operação na cidade de Cajueiro, na zona da mata alagoana. Denominada Vassalagem, a ação policial tem como objetivo desarticular uma associação criminosa que atuaria com o fim de desestabilizar o pleito eleitoral que se aproxima.
São investigados crimes previstos no artigo 299 do Código Eleitoral (compra de votos) e 288 do Código Penal Brasileiro (associação criminosa), tendo em vista haver chegado ao conhecimento da PF que alguns vereadores do município, junto a uma funcionária pública estariam doando terrenos e materiais de construção em troca de votos com vistas às próximas eleições.
Diligências na região revelaram que os terrenos foram prometidos a algumas pessoas no ano passado, porém, sua doação ocorreu apenas neste ano, o que seria proibido em virtude do período eleitoral. Durante a operação foram cumpridos cinco mandados de condução coercitiva e 8 de busca e apreensão. As buscas tiveram como propósito localizar e apreender aqueles documentos.
Os autores dos crimes poderão ser condenados até sete anos de prisão e terem cassados seus registros de candidatura.
A PF atenderá a imprensa entre 10h e 12h e entre 14h e 16h em entrevistas individuais no dia de hoje.