Envelhecimento Ativo: “armadilhas do ambiente” é tema de palestra nesta segunda (05)

Ascom Santa Casa{51df5822-6169-40b4-9b1c-fa29b6bb170b}_envelhecimento ativo

Nesta segunda-feira (05/09), os participantes do Grupo de Envelhecimento Ativo da Santa Casa de Maceió receberão dicas do terapeuta ocupacional Clovis Eduardo Silva Falcão sobre como se proteger das armadilhas do ambiente. A palestra será às 14 horas, no auditório do Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota, no Centro.

No Brasil, a população está envelhecendo cada vez mais e, por tabela, enfrentando desafios que põem em risco a saúde física e mental. Alguns desses desafios são as armadilhas que nós mesmos montamos em nossas casas e apartamentos e que provocam quedas principalmente entre os idosos.

“De 60 a 70% dos casos de quedas sofridas por pessoas com mais de 60 anos acontecem dentro do domicilio. Por ano, os gastos com cirurgias e colocação de próteses no colo do fêmur, por exemplo, são muito grandes”, destaca o terapeuta ocupacional.

Para o coordenador do projeto, Geraldo Liberal, a palestra visa alertar os idosos sobre os perigos encontrados dentro de casa. “Lâmpadas, tapetes e gavetas abertas são apenas alguns dos obstáculos. Com a aula, eles poderão avaliar melhor o ambiente onde vivem”, disse Liberal.

Segundo especialistas, com o avanço da idade, homens e mulheres perdem a força muscular nas pernas e também o equilíbrio. Depois de uma queda, o paciente pode ficar acamado o que pode predispor infecções, pneumonias, infecções urinárias. Tais complicações pode a pessoa até mesmo a óbito.

“Para a maioria dos idosos é uma tolice fazer uma reorganização dentro de casa. Eles não enxergam a necessidade de adaptar o ambiente para andar por onde moram com segurança”, disse Clóvis Falcão. Ainda segundo ele, fios soltos na sala, animais domésticos de pequeno porte e degraus também estão entre os maiores causadores de acidentes domésticos.

Os encontros do Grupo de Envelhecimento Ativo (Geasc) da Santa Casa de Maceió ocorrem sempre as segundas, das 14h às 16h, no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota. O centro de estudos localiza-se no complexo hospitalar da Santa Casa de Maceió na Rua Barão de Maceió. O projeto é voltado para homens e mulheres com mais de 60 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 2123-6037.

O evento

Gratuita e aberta à comunidade, as palestras do Geasc são semanais, realizadas no Centro de Estudos Professor Lourival de Melo Mota das 14h às 16h.
O Grupo de Envelhecimento Ativo destina-se a idosos, sejam usuários da Santa Casa de Maceió, colaboradores da instituição, seus parentes ou pessoas da comunidade.

O projeto é coordenado pelo professor Geraldo Liberal com o acompanhamento da geriatra Helen Arruda e participação de profissionais de diversas áreas e setores da instituição. As reuniões do Grupo de Envelhecimento Ativo ocorrem todas as segundas-feiras.

Fonte: Ascom Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário