A General Motors (GM) confirmou nesta segunda-feira (19) a chegada da sexta geração do Camaro ao Brasil até o final de 2016. Antes de aparecer nas concessionárias, o esportivo será uma das estrelas da marca no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.
As primeiras 100 unidades que desembarcam no mercado brasileiro serão da série limitada “Fifty”, feita em homenagem aos 50 anos do modelo.
A edição especial é equipada com o tradicional motor V8, agora mais potente com 455 cv, pintura preta com detalhes em vermelho e rodas de 20 polegadas.
A fabricante afirmou que a versão brasileira terá detalhes exclusivos, mas não informou quais serão. O preço também não foi divulgado ainda.
Nova geração
A sexta geração foi apresentada nos Estados Unidos em maio de 2015 e tem estrutura completamente nova, feita de materiais mais leves.
Pela primeira vez, o Camaro está disponível fora do Brasil com um inédito motor 2.0 turbocharged, de 275 cavalos de potência, que acelera até 100 km/h em menos de 6 segundos, segundo a GM. Além dele, um novo V6 de 3.6 l, desenvolve 335 cv.
Todas as versões podem ser acompanhadas de câmbio manual de 6 marchas ou automático de 8 velocidades. A fabricante não informou se outras motorizações também serão importadas ao Brasil no futuro.
História
O primeiro Camaro apareceu em 12 de setembro de 1966 e chegou às concessionárias americanas algumas semanas depois, já como modelo 1967. Em reencontro recente, o gerente de produção da fábrica que produziu as primeiras unidades afirmou que não gostou do modelo à primeira vista.
Na época, o ‘muscle car’ era equipado com motor de 6 cilindros em linha, com pelo menos 140 cavalos de potência, mas já estavam à disposição os tradicionais V8, com potência entre 200 cv e 375 cv.
Na década de 1970, a 2ª geração reduziu os tamanhos dos motores para economizar combustível – o máximo era de 155 cv. Os cavalos começaram a se multiplicar novamente no final da década de 1980 e chegaram a 580 na versão ZL1.
Depois de virar tema de música, o Camaro de 5ª geração é atualmente vendido no Brasil na versão bem equipada SS, ano 2015, por preços a partir de R$ 230.990. O modelo conversível não sai por menos de R$ 250.290.
Sem a rivalidade com o Ford Mustang, que não é importado oficialmente pela fabricante ao Brasil, o Camaro lidera as vendas em sua categoria, com 309 unidades emplacadas de janeiro a agosto deste ano, segundo dados da Fenabrave.