Braskem promove treinamento em gerenciamento de crise para integrantes do APELL

A Braskem entra na fase final de preparação para o exercício simulado de evasão da Comunidade, que acontece na próxima sexta-feira (18), com desdobramentos de ações acontecendo  dentro e fora da fábrica. Uma série de atividades com os públicos mobilizados no evento vêm sendo conduzidas. A ação mais recente o foi o treinamento para gerenciamento de crises, realizado nesta quinta (09), no auditório da Estação Ambiental Cinturão Verde.

O curso foi ministrado pela Crisis Solutions, empresa paulista especializada no tema e contou com a participação dos integrantes do grupo de Alerta e Preparação da Comunidade para Emergências Locais (APELL), elo entre a Braskem, comunidades e órgãos públicos para preparação e resposta a emergências químicas. O objetivo foi ampliar o conhecimento sobre o tema e ressaltar a importância da comunicação adequada em um momento de crise.

Foi a primeira vez que este tipo de treinamento foi disponibilizado aos integrantes do APELL enquanto atividade preparatória para o Simulado de Evasão, e foi muito bem recebido. “Em momentos de crise, não podemos desconsiderar a informação para a população e a imprensa, principalmente nesses momentos de comunicação tão fragmentada. Então ter alguém direcionado para responder essas questões, canalizar toda informação em uma pessoa é muito importante, porque isso também ajuda a organizar a situação”, relatou o sub-tenente J. Edson, da área de Planejamento e Estratégia da P3, do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que representa a Polícia Militar no APELL.

Edson destacou o conhecimento dos consultores da Crisis, que demonstraram com exemplos concretos como a informação atuou na boa gestão de uma situação de crise, no Brasil e em outros países, enquanto a situação de emergência era atendida. Há um ano no APELL, ele acredita que esse tipo de formação contribui para o crescimento de todos os parceiros do grupo, que ele considera ser muito coeso e ciente de suas responsabilidades.

“É fundamental o trabalho em conjunto. Este relacionamento precisa ser constantemente estimulado e  a articulação de todas as instituições precisa  ser sempre objeto de treinamento, porque, quando for necessário, a integração de todos os envolvidos vai ser fundamental para o atendimento da situação de emergência”, defendeu Milton Pradines, gerente de Relações Institucionais e Marketing da Braskem.

Também participaram do Treinamento de Gerenciamento de Crises a Santa Casa de Misericórdia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros, Defesa Civil de Alagoas, Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Associação dos Moradores do Trapiche, Associação dos Moradores do Alto da Saudade, consultores do APELL e Braskem.

Simulado de Mesa

Outro evento preparatório para o evento do dia 18 foi o simulado de mesa.  Neste exercício, sem que seja preciso grandes mobilizações , são simuladas situações reais e discutidas as açõers que devem ser tomadas durante uma emergência. O exercício permitiu  alinhar as ações entre a Braskem e os serviços públicos de atendimento, esclarecendo dúvidas e responsabilidades de cada um no cenário que será desenvolvido.

A reunião foi iniciada pela apresentação do cenário que a Braskem sugeriu para o simulado, mostrando a evolução de uma situação de crise  de  dentro da fábrica para os arredores da unidade. A partir disso, foi delineado o papel e atuação de cada participante do Simulado de Mesa, desde posicionamento e atuação da comunidade, escolha das rotas de fuga, dos pontos de bloqueio de via, do resgate de vítimas pelo Corpo de Bombeiros e do atendimento da população pelo SAMU.

 

 

Fonte: Braskem

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