Em nova fiscalização realizada pela Superintendência Municipal de Limpeza Urbana (Slum) e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), na manhã desta quarta-feira (23), flagrou oito toneladas de lixo descartados irregularmente pelo Hospital do Açúcar, no Farol.
Segundo a Slum, o hospital é reincidente nesse tipo de infração. A primeira vez foi registrada em abril deste ano e a unidade terminou por ser interditada. Dessa vez, o hospital deverá assinar um novo Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), além de pagar multa.
“O hospital terá de pagar multa [de quantia ainda não levantada] pelo fato de ser reincidente nesse tipo de crime ambiental”, informa a assessoria da Slum.
Durante a operação, os agentes flagraram a estocagem irregular de produtos hospitalares em contêineres repletos de entulho localizados do lado de fora da unidade de saúde. O mau cheiro e a produção de chorume são considerados de impacto ambiental para a região. Eles são potencializados ainda pela existência de animais que rasgavam os lixos descartados.
Anteriormente, a fiscalização chegou a passar por quatros hospitais da capital alagoana, mas nenhum destes foi encontrado qualquer tipo de infração, apenas o Hospital do Açúcar.
Durante o recolhimento do lixo, a empresa contratada pelo hospital para fazer o tratamento também foi penalizada. O veículo utilizado pela Verdi Ambiental estava com vazamento de chorume e óleo, o que causa um novo prejuízo ambiental.
A empresa também foi notificada pelos agentes da Slum e deverá pagar multa.