Laudo sobre coloração rosa em rio aponta causas químicas

IMArio rosa

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) concluíram o laudo sobre a mudança na coloração de um trecho do Rio Pratagy, em Riacho Doce. De acordo com a informação divulgada pelo órgão ambiental, nesta quinta-feira, 26, o resultado da análise da água do rio aponta causas químicas e a presença de pigmentação “cor rosa-avermelhada” nas amostras.

As equipes do IMA estiveram no local no último dia 09 após denúncias de que o rio estaria cor de rosa. Segundo o gerente de Laboratório do IMA, Manuel Messias, após a verificação das amostras, os técnicos constaram que a situação em Riacho Doce se assemelha ao caso ocorrido no ano passado no Rego dos Mamões, em Barra Nova, Marechal Deodoro, onde houve o despejo de tinta no local.

“Se assemelham ao caso registrado no povoado Barra Nova, no Rego dos Mamões, quando foi constatado que a coloração havia sido alterada porque houve o despejo de tinta no local. A equipe de fiscalização encontrou até parte da tinta em um estabelecimento localizado próximo ao local”, comentou Manuel Messias.

Após 17 dias de análise, o laudo emitido pelo IMA aponta a presença de pigmentação característica de “cor rosa-avermelhada” de natureza química ao solvente inorgânico água (Corantes provenientes de fontes antrópicas)

O documento foi encaminhado à Gerência de Monitoramento e Fiscalização que deverá retornar ao local para coletar indícios que levem aos possíveis responsáveis pelo problema.

Leia também: IMA investiga rio com coloração rosa no Litoral Norte de Alagoas

 

Veja Mais

Deixe um comentário