A divulgação de um vídeo em que um condutor comprova uma discrepância entre a velocidade real de seu veículo e a apontada por uma lombada eletrônica na BR 104, em Rio Largo, rendeu uma declaração oficial do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte, o DNIT.
O vídeo mostra o painel de um veículo de passeio apontando a velocidade em que o veículo se locomove pela rodovia federal, ao tempo em que mostra que a velocidade marcada na lombada eletrônica é bem maior que a real. O condutor narra que havia percebido o problema antes e que deve pagar multa por conduzir em alta velocidade, quando – na verdade – ele dirigia em velocidade dentro do limite estabelecido por lei.
A imagem é clara e mostra que o condutor dirigia a uma velocidade de cerca de 30 KM/h em trecho onde é permito conduzir a até 50 km/h, mas a lombada eletrônica registou a marca de 53km/h.
Ao tomar conhecimento da grande repercussão do vídeo nas redes sociais, o DNIT em Alagoas enviou nota à imprensa admitindo o problema e afirmando que ‘de fato a velocidade estava errada’. Mesmo admitindo o erro, no trecho seguinte o DNIT reafirma que ‘só foram registrados pelo equipamento os veículos que efetivamente transitavam a mais do 50km.”
O DNIT diz ainda que o equipamento ficou sem marcação pelo período de 24 horas e alega, ainda, que “ninguém será multado pelo equipamento,” em referência ao período que o aparelho ficou sem funcionar.
Ainda em nota o DNIT não admite a possibilidade de abonar eventuais multas decorrentes do admitido defeito do equipamento e encerra dizendo que o problema foi solucionado.
Leia nota na íntegra:
Nota de esclarecimento:
Tendo em vista a circulação e um vídeo indicando indícios de registro equivocado na leitura e velocidade de equipamento de fiscalização eletrônica de velocidade o DNIT (responsável pelo programa nacional de controle de velocidade – PNCV) fez as devidas verificações junto a contratada para execução dos serviços.
Viemos informar que:
1 – todos os equipamentos em operação estão aferidos pelo Inmetro e possuem certificação
2 – eventualmente o equipamento pode apresentar defeito não quer dizer q estava sempre assim nem q todos estão assim;
3 – a contratada constatou que se tratava de um problema no display, a velocidade mostrada de fato estava errada, contudo só foram registrados pelo equipamento os veículos que efetivamente transitaram a mais de 50 km.
4 – De toda forma o dia de ontem ficou como 24 horas sem marcação, logo ninguém será multado pelo equipamento (ontem).
5 – o problema foi solucionado.
Assista vídeo: