Defensoria no Cárcere atende reeducandos do Presídio de Segurança Máxima

Iniciativa promove a justiça no cumprimento das penas; ação terá continuidade nesta terça-feira (14) no Baldomero Cavalcanti

Agência AlagoasDefensoria no Cárcere atende reeducandos do Presídio de Segurança Máxima

Defensoria no Cárcere atende reeducandos do Presídio de Segurança Máxima

Cumprir os requisitos previstos em lei e promover o acesso a justiça. Nesta segunda-feira (13), internos do Presídio de Segurança Máxima (PSM), em Maceió, participaram das ações do Programa Defensoria no Cárcere. A ação desenvolvida pela Defensoria Pública em parceria com a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) possibilita que os custodiados tomem conhecimento da situação processual e regularizem pendências de natureza civil.

Durante a iniciativa, uma equipe do Balcão Cidadão da Seris ainda realizou o atendimento social aos reeducandos no PSM. Na terça-feira (14), o Programa Defensoria no Cárcere atenderá aos custodiados do Presídio Baldomero Cavalcanti. Já entre os dias 27 e 29 de março a ação será realizada no Presídio do Agreste. Ao todo, 22 defensores públicos participam dos atendimentos aos apenados.

A Coordenadora do Programa, defensora pública Andrea Carla Tonin, destaca a garantia dos direitos previstos na Lei de Execuções Penais e a promoção da dignidade por meio da emissão de documentos oficiais de identificação através do Balcão Cidadão.

“Hoje estamos com nove defensores e dois estagiários da Seris para fazer o atendimento de todos os reeducandos que não possuem advogado constituído. É importante fazer o atendimento pessoal para saber quem efetivamente está dentro da unidade e se essas pessoas estão recebendo o atendimento jurídico devido”, disse a defensora pública.

A assistente social da Ressocialização Michelle Farias afirma que esse trabalho potencializa as ações desenvolvidas nos presídios. “Estamos aqui para identificar possíveis demandas de diversas áreas, como serviço social e saúde. É muito importante a realização destes serviços, pois a gente consegue contribuir na viabilização de documentos”, afirma.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário