Técnicas do Centro Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Benedito Bentes participaram de reunião com representantes do Conselho Tutelar das Regiões Administrativas IX e X, da Viva Ambiental e da Casa da Cidadania, a fim de definir estratégias para coibir o acesso de crianças e adolescentes que pegam carona em caminhões coletores.
Segundo a coordenadora do Creas Benedito Bentes, Daniela de Almeida, na região é feito um trabalho contínuo de prevenção e combate ao trabalho infantil, mas algumas crianças e adolescentes pegam carona nos caminhões e outras fazem isso para chegar ao aterro sanitário, localizado Benedito Bentes, para pegar alimentos descartados por supermercados da região. “Além das crianças encontradas em situação de trabalho infantil, o Creas faz o acompanhamento das famílias. A Viva Ambiental também está planejando a implantação de um projeto para atender essas crianças”, explicou.
Para a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha, a situação é crítica e inadmissível, pois além de ser perigosa, submete crianças e adolescentes à situação de trabalho infantil. “Estamos sempre acompanhando, fazendo os encaminhamentos necessários, mas a reincidência dos casos acaba prejudicando bastante. Essa articulação com os demais órgãos é de suma importância para que esses índices de trabalho infantil diminuam”, destacou.
Nos casos de trabalho infantil, a equipe Semas verifica se as crianças e adolescentes estão cadastradas em programas sociais e matriculadas na escola e as encaminham aos Creas e aos Núcleos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para que sejam acompanhados e tenham acesso às políticas públicas.
Qualquer pessoa também pode ligar para o Disque 100 e denunciar o caso ou procurar o Conselho Tutelar mais próximo, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Ministério Público do Trabalho ou a Superintendência Regional do Trabalho de Alagoas.