Nos últimos meses o Batalhão de Polícia de Trânsito, BPTran, em conjunto com o Programa Força Tarefa, que tem aumentado a presença policial em várias regiões do Estado, e batalhões de área, ajudou, com o reforço das abordagens, na maior redução de assaltos a ônibus coletivos de Maceió. O índice apresentado pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, na manhã dessa sexta-feira, 04, revela que o número de assaltos reduziu 78,5%. Essa diminuição também se dá pela importante parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Alagoas com a SSP.
Com as ações da Força Tarefa do BPTran, que começam nas primeiras horas do dia, por volta das 4h30, nos vários terminais de ônibus da Capital, as equipes policiais têm abordado mais de 60 ônibus diariamente, ajudando na segurança dos passageiros que têm apoiado o trabalho feito. São feitos pontos de parada em bairros distintos, tanto pela manhã quanto no horário noturno.
Após algumas análises, as equipes policiais escolhem pontos estratégicos para montar uma blitz direcionada a averiguar o interior dos ônibus e também em fazer abordagens pessoais, na tentativa de encontrar algum material ilícito, como as drogas. Numa das manhãs, policiais chegaram a encontrar um jovem com uma quantidade de maconha e alguns sacos que serviriam para a comercialização do material.
Para o comandante do BPTran, Major Felipe Lins, esse tem sido um trabalho preventivo que já vem ajudando bastante a população alagoana. “É um trabalho muito importante para ajudar na diminuição dos índices da criminalidade em Maceió, principalmente na redução de assaltos a coletivos. E tem sido cada vez mais um trabalho conjunto. Juntos com a Secretaria de Segurança Pública e com o sindicato da categoria, que tem feito um trabalho colaborativo importantíssimo, com certeza conseguiremos reduzir ainda mais esse índice”, disse o oficial que todos os dias acompanha as operações.
Antes e depois das abordagens aos coletivos, as equipes policiais também contribuem com rondas ostensivas pelas ruas da região, dando um apoio aos policiais que ali trabalham ordinariamente.