Uma van da marca Iveco, de placa MVG 5692, foi apreendida por falta de pagamento, há seis anos, do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), na tarde desta quinta-feira (18), no Jacintinho. Após receber denúncia de que a van transitava de forma irregular, patrulheiros do Programa Ronda no Bairro começaram a fazer buscas no local, identificaram o veículo e, através de consulta ao Sistema Renavam, constataram a irregularidade no licenciamento.
O Batalhão de Trânsito (BPTran) foi acionado para providenciar a notificação, bem como sua remoção para o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL). Para a surpresa dos policiais do Ronda, o BPTran informou que a van já constava em sua lista de veículos procurados.
Ronda no Bairro
60 policiais militares da reserva e da ativa atuam na área comercial do Jacintinho, nos dois turnos de serviço. As patrulhas realizam rondas a pé, de moto e de bicicleta. E todas as abordagens realizadas pelas patrulhas devem ser filmadas e armazenadas num servidor do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec).
E rende atenção à mediação de conflitos urbanos e ao enfrentamento ao Crime Violento Contra o Patrimônio (CVP) – caracterizado pelo furto, roubo e depredação de prédios e espaços públicos. Essas ações acontecem de forma integrada com o Centro Integrado Operacional de Segurança Pública (Ciosp), com o videomonitoramento de Maceió, o Disque Denúncia (181) e o Serviço de Inteligência do Sistema de Segurança Pública.
O Ronda no Bairro é um programa do Governo do Estado sob a alçada das Secretarias de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), da Segurança Pública (SSP), da Assistência Social (Seades) e da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).