Uma coletiva de imprensa que aconteceu no Palácio dos Martírios, na manhã desta quarta-feira (4), e que contou com a presença do governador de Alagoas, Renan Filho, e do secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Junior, apresentou à imprensa os números da segurança pública no Estado.
Sobre os recorrentes assaltos a bancos, Renan Filho criticou duramente o papel dos bancos em estabelecer a própria segurança. “Se tem alguém no Brasil que ganha dinheiro são os bancos. Eles têm lucros bilionários e não querem investir na própria segurança, que é zero. A segurança pública não pode fazer apenas a segurança de bancos. Nosso foco é proteger a população”, declarou.
Coronel Lima Junior afirmou que mesmo nesse cenário, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) vem trabalhando para tentar reduzir esses índices de assaltos. “Estamos combatendo fortemente, da forma que podemos. Inclusive prendemos um dos maiores assaltantes a banco do nordeste, que estava em Arapiraca”, disse.
O governador completou que o melhoria nas armas utilizadas pela polícia também deve ajudar a reduzir esses casos pois “equilibra o aparato de segurança pública com o armamento utilizado por bandidos de quadrilhas especificas”.
Índices de Violência
Durante a coletiva, Renan Filho celebrou a melhoria nos índices de violência nos dias de Semana Santa, período que apresentou altos números ao longo dos anos. De acordo com os dados apresentados pelo governador e pelo secretário, o primeiro trimestre de 2018 é o menos violento dos últimos 10 anos.
Em 2013, ano com maior número de homicídios no período, foram registrados 42 homicídios. Em 2018 o número foi de 12 vidas tiradas, sendo três em Maceió.