Saia Arrochada: debate sobre câncer de mama encerra Maceió Rosa

As atividades do Maceió Rosa foram encerradas com a 4ª edição do Saia Arrochada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

As atividades do Maceió Rosa foram encerradas com a 4ª edição do Saia Arrochada.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Autoestima, confiança e superação foram palavras indispensáveis para o debate sobre o câncer de mama no Saia Arrochada, realizado nessa quarta-feira (31). A quarta edição do projeto encerrou a campanha Maceió Rosa, uma série de ações da Prefeitura durante o mês de outubro. A primeira-dama Tatiana Palmeira mediou o bate-papo com profissionais e ex-paciente da doença.

O prefeito Rui Palmeira prestigiou o evento e lembrou da mobilização promovida pelo Município. “Foi um mês de muito diálogo com as mulheres maceioenses. Houve um trabalho intenso por meio da Secretaria Municipal de Saúde, sobretudo com a oferta do exame de mamografia. E ficamos muito felizes em encerrar, com chave de ouro, com o Saia Arrochada, evento lotado e tratando de um tema muito sério, mas de uma forma leve e divertida para passar a informação que é tão necessária para as mulheres”, disse o gestor.

Rui Palmeira - Prefeito de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Prefeito Rui Palmeira participou do evento.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Para a primeira-dama e coordenadora da campanha Maceió Rosa, Tatiana Palmeira, a iniciativa foi para aproximar as mulheres do assunto. “Hoje foi o encerramento da nossa campanha com um bate-papo descontraído e muito rico com as mulheres para abordar o câncer de mama sob diferentes olhares. Sabemos que ele é combatido com a prevenção e outubro foi um grande alerta para todas as mulheres de Maceió. É uma preocupação que deve ser levada para o ano inteiro para que as mulheres possam se cuidar e fazer exames preventivos e ter o cuidado feito a mão, que foi o tema da campanha deste ano para incentivar o autoexame”, pontuou Tatiana.

As atividades do Maceió Rosa foram encerradas com a 4ª edição do Saia Arrochada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Tatiana Palmeira é coordenadora do Maceió Rosa e mediou o Saia Arrochada.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Ela mediou o debate entre a psicóloga Clarice Macedo, a oncologista Andreá Albuquerque e a servidora pública Camila Morais, ex-paciente com câncer. Os cuidados para a prevenção, a forma de encarar o problema, esclarecimento sobre sexualidade e a superação da doença foram assuntos apresentados às mulheres da plateia lotada do Centro Cultural  Arte Pajuçara, no bairro da Pajuçara. O bate-papo foi animado pela drag queen Paty Maionese.

Adriana Toledo - Assessora Especial de Políticas Públicas. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Adriana Toledo, assessora especial de Políticas Sociais, disse que evento foi a coroação do Maceió Rosa.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A assessora especial de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió, Adriana Toledo, definiu o evento como coroação do Maceió Rosa 2018. “Coroamos esse mês de muitas atividades do Maceió Rosa com o Saia Arrocha, que é uma grande confraternização de todos os parceiros que trabalharam conosco. A gente aproveitou para trazer debatedoras para conversar sobre o tema e também homenagear todas as pessoas que nos ajudaram a levar informação às mulheres de Maceió. Estamos sempre alertando e melhorando a nossa rede de atendimento, este é o nosso objetivo”, destacou.

Debate

Foi com a palavra fé que Camila se emocionou ao lembrar da rotina com o câncer. Ela foi surpreendida com o diagnóstico em julho de 2017, passou pelo tratamento com quimioterapia, mastectomia e cirurgia reparadora. A ex-paciente falou que o foco na cura e o autoestima caminharam juntos: “Além do tratamento, a fé e o amor curam. É preciso aceitar a doença e batalhar para ficar boa, porque isso contribui para a vitória. Quando passei a compartilhar o que acontecia comigo nas redes sociais, várias pessoas me falavam que se inspiram em mim. Por isso é muito importante essa divulgação para esclarecer e tirar dúvidas”.

Camila Morais- Servidora Municipal e Palestrante. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Camila Morais partilhou a história de superação.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A psicóloga Clarice Macedo explicou que o processo de aceitação deve estar presente na vida das mulheres que enfrentam o câncer. “Aceitar é o que faz toda diferença. Até porque muitas mulheres perdem o seio e enfrentam situações que mexem com a feminilidade. Então é importante a participação da família, principalmente do marido, no processo de tratamento da doença e o estímulo da autoestima para que a mulher possa ter sucesso nessa batalha”, orientou a profissional, que atende mulheres no PAM Salgadinho que venceram o câncer de mama.

As atividades do Maceió Rosa foram encerradas com a 4ª edição do Saia Arrochada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Debatedoras da 4ª edição do Saia Arrochada.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Já a médica oncologista  Andréa Albuquerque alertou que a prevenção é o melhor caminho: “É muito bacana esse fechamento do Outubro Rosa para fazer um diálogo com pacientes e pessoas que convivem com essa realidade. Fiquei feliz em participar, porque é muito importante reforçar a orientação da necessidade do cuidar de si, da prevenção nessa área muito prevalente que é o câncer de mama na mulher. Diagnosticar precocemente para prevenir é a melhor forma de combater a doença. A Prefeitura está de parabéns pela iniciativa”.

Benefícios

A aposentada Maria das Graças Alvim reconheceu que o evento foi esclarecedor. “Eu achei importantíssimo, porque muitas mulheres nunca se preocuparam com a prevenção do câncer de mama. Saia Arrochada esclareceu muitos problemas, falou do autoexame, que é preciso se observar e dar uma chance para a doença ser combatida. Isso precisa ser discutido para que as mulheres não tenham medo, se cuidem e fiquem curadas”, comentou.

Maria das Graças Alvim - Professora aposentada. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Maria das Graças Alvim, aposentada e uma das participantes do evento.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

As instituições Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, Grupo Renascer e Casa Rosa, secretarias municipais e parceiros da campanha Maceió Rosa foram homenageados durante o Saia Arrochada. “A gente finaliza hoje todas as atividades que foram desenvolvidas em ações conjuntas durante o mês. Foi uma campanha que surpreendeu mais uma vez e a gente alcançou muitas pessoas e de todas as partes da cidade e faixas etárias, ou seja, teve o envolvimento de toda sociedade maceioense no empenho de combater o câncer de mama”, frisou a presidente do Grupo de Mama Renascer, Nadja Reis.

As secretárias de Educação, Ana Dayse; de Assistência Social, Celiany Rocha; de Comunicação, Christiane Duarte; e o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira, marcaram presença no evento. As demais secretarias também foram representadas.

Clique aqui e confira todas as informações sobre as ações da campanha Maceió Rosa.

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário