O Workshop da Mediação: Informações, objetivos, limites e possibilidades para moradores dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, realizado por meio da Comissão de Mediação e Arbitragem, está sendo realizado na manhã desta quarta-feira (31) na sede da Ordem dos Advogados do Brasil de Alagoas (OAB/AL), no bairro de Jacarecica.
A programação conta com palestras dos advogados Ricardo Dornelles, Paula Fazio, Aldemar Motta e Ricardo Moraes, que abordaram os principais pontos de mediação e procedimentos, visando esclarecer dúvidas e encurtar caminhos para moradores dos bairros que compõem o mapa de risco de Maceió.
A reportagem do Alagoas 24 Horas foi até o local e conversou com a secretária da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/AL, Aylane Cavalcante, que ressaltou o papel do evento para a comunidade. “Percebemos que existia necessidade de conversar com a população e os órgãos envolvidos, já que não estava tendo um diálogo aberto. O objetivo é que os resultados sejam mais eficientes e mais rápidos de acordo com cada caso que houver dentro dos três bairros em questão”, explica.
O Workshop da Mediação teve início por volta das 8h30 e tem previsão de término às 13h, segundo a secretária. No entanto, ela afirma que o evento pode ser estendido em caso de necessidade por parte dos participantes, como é o caso de Daniel, que morou no bairro do pinheiro por sete anos e, com os acontecimentos recentes, precisou se mudar para a casa da sogra.
“Em um ponto senti que minha casa já não era um local seguro, a imprensa auxiliou durante o processo para nos direcionar e sabermos quem procurar em cada situação. Com o workshop temos um esclarecimento melhor e podemos buscar formas de agilizar as indenizações, o que é interessante para os envolvidos e também para a população”, disse.