A Polícia Civil de Alagoas participa, nesta quarta-feira (4), da Operação Luz na Infância 5, que cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão no Estado. A força-tarefa coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) envolve Polícias Civis e Polícia Federal de 14 estados e o Distrito Federal, contando com a participação de 656 policiais.
Desde as primeiras horas da manhã, as equipes procuram acusados de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes praticados na internet. Agentes de aplicação da Lei de seis países estão cumprindo, simultaneamente, mandados de busca e apreensão.
Os mandados de busca e apreensão e/ou prisão que estão sendo cumpridos no Estado foram identificados pela Polícia Civil com base em elementos informativos coletados em ambientes virtuais com indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva.
A ação desencadeada é decorrente de cooperação mútua entre a Diretoria de Operações da Secretaria de Operações Integradas do MJSP. Houve também colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), oferecendo cursos e capacitações que subsidiaram as cinco fases da Operação Luz na Infância.
Em Alagoas estão participando da operação policiais civis da Delegacia dos Crimes contra a Criança e o Adolescente (DCCCA) da Capital e do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, coordenados, respectivamente, pela delegada Adriana Gusmão e delegado Fabrício Nascimento.
Até o momento, duas pessoas foram presas em flagrante delito, entre elas, um guarda municipal que reside no Graciliano Ramos. A operação está sendo coordenada em Alagoas pela delegada Adriana Gusmão.
Mais informações serão divulgadas durante o dia de hoje.