Manifestantes fazem ato pró-Governo na Esplanada dos Ministérios

Grupo se concentrou no Museu da República e desceu em direção à Avenida das Bandeiras. Parte dos participantes não usava máscara de proteção e formou aglomerações.

Manifestantes realizaram um ato em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na manhã deste domingo (19), na Esplanada dos Ministérios. O trânsito no Eixo Monumental foi fechado na altura da Catedral de Brasília.

O grupo se concentrou no Museu da República e seguiu em caminhada em direção à Avenida das Bandeiras, em frente ao Congresso Nacional. O ato foi organizado por grupos cristãos de apoio a Bolsonaro.

Parte dos manifestantes não usava máscara de proteção, que é obrigatória em locais públicos no Distrito Federal desde 30 de abril, por conta da pandemia do novo coronavírus. Também foram formados diversos pontos de aglomeração ao longo do ato.

A manifestação foi autorizada pelo governo do DF, que anunciou o fechamento da via por conta do protesto, mesmo após o governador Ibaneis Rocha (MDB) ter declarado situação de calamidade pública na capital por conta da pandemia.

Acionado pela reportagem, o DF Legal, secretaria responsável pela fiscalização das regras de distanciamento social em Brasília disse que duas equipes estiveram na manifestação para fazer o controle do uso de máscaras (veja íntegra ao fim da reportagem).

“Houve centenas de abordagens no cordão de isolamento realizado pela Polícia Militar, sendo promovida a advertência dos que a usavam de forma incorreta, e inicialmente distribuídas aos que não a portavam. Não houve qualquer recusa no uso da correto da máscaras faciais”, disse a pasta.

Entre os participantes do protesto estavam o blogueiro Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, e o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), alvos de inquérito que investiga fake news e ameaças contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e atos antidemocráticos. Também esteve no local o deputado federal General Girão (PSL-RN).

Algumas faixas traziam pedidos de intervenção militar com Bolsonaro presidente, o que é antidemocrático. Participantes que carregavam bolsas e mochilas foram revistados por policiais militares. A corporação não havia informado sobre qualquer ocorrência até as 12h30.

O que diz o DF Legal
“A Secretaria DF LEGAL informa que empregou, neste domingo de manifestações na Esplanada, 2 equipes para, em conjunto com auditores da Vigilância Sanitária e forças de segurança do DF (PMDF, PCDF e Corpos de Bombeiros), fiscalização e orientação sobre a obrigatoriedade do uso da máscara.

Houve centenas de abordagens no cordão de isolamento realizado pela Polícia Militar, sendo promovida a advertência dos que a usavam de forma incorreta, e inicialmente distribuídas aos que não a portavam. Não houve qualquer recusa no uso da correto da máscaras faciais.

Elas também foram distribuídas pelas equipes da Secretaria de Governo. Ademais, foram retirados vários vendedores ambulantes do espaço a fim de garantir mais segurança aos participantes.”

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário