Trump não reconhece derrota para Biden: ‘Eleição está longe de terminar’

Advogado da campanha republicana informou que recorrerá à Justiça a partir de segunda (9). Presidente reclama de fraude, mas nenhum indício de irregularidade foi divulgado até agora pelas autoridades.

O presidente dos EUA, Donald Trump, volta à Casa Branca neste sábado (7), após Biden ser declarado vencedor da eleição — Foto: Carlos Barria/Reuters

O presidente dos EUA, Donald Trump, volta à Casa Branca neste sábado (7), após Biden ser declarado vencedor da eleição — Foto: Carlos Barria/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não reconheceu a derrota para Joe Biden neste sábado (7).

Logo após o anúncio do resultado da eleição, com as projeções dos estatísticos indicando a vitória de Biden na Pensilvânia, Trump publicou uma nota em seu site afirmando que a campanha não acabou.

“Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”, afirmou Trump.

“Quem decide os votos legais é o presidente, não a mídia”, concluiu.

Pouco depois, o advogado de Trump disse que houve fraude (não há evidências disso até agora) e que medidas serão apresentadas à Justiça na semana que vem. Uma delas é a recontagem de votos.

“Nenhum voto [que chegou] pelos correios foi inspecionado”, disse Rudolph Giuliani, ex-prefeito de Nova York e advogado pessoal do presidente.

Trump estava jogando golfe no momento em que Biden foi declarado vencedor, por volta das 14h deste sábado. Veja no vídeo abaixo:

‘Eu ganhei’
Horas depois, já de volta à Casa Branca, Trump voltou a reclamar no Twitter sobre fraudes e disse que venceu a disputa, o que não é verdade.

Usando letras maiúsculas, Trump disse que os observadores não tiveram acesso às salas de contagem de votos, que pessoas receberam cédulas de votação sem ter pedido e que venceu a eleição com 71 milhões de votos.

Como ocorreu várias vezes nesta semana, o Twitter colocou alertas de desinformação nas mensagens do presidente.

Trump nunca mostrou qualquer prova dessas supostas irregularidades que denuncia. E autoridades envolvidas no processo de apuração dos votos nos estados afirmaram nos últimos dias que, até agora, nenhum indício de fraude foi encontrado.

Biden presidente
O democrata Joe Biden alcançou os 270 delegados no Colégio Eleitoral neste sábado, número suficiente para se tornar o 46º presidente dos Estados Unidos.

Nas redes sociais, Biden agradeceu os eleitores e afirmou que será o presidente para todos.

“América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas eu prometo a você o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim”, postou Biden no Twitter.

A senadora Kamala Harris faz história e será a primeira mulher vice-presidente do país.

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário