Idosos com 88 anos foram aos postos de saúde na manhã desta terça-feira (9) para serem vacinados, de acordo com o calendário da Prefeitura do Rio. Entre eles, estava o ator Ary Fontoura, que foi imunizado no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, Zona Oeste.
Ver essa foto no Instagram
“Chegou a hora, gente! Chegou a hora tão aguardada: a hora de tomar vacina”, afirmou o ator, em um vídeo divulgado em suas redes sociais.
O ator fez questão de ser imunizado com uma camiseta com os dizeres: “Vacina sim”.
O ex-técnico e ex-jogador Mário Jorge Lobo Zagallo foi vacinado na segunda (8). Fernanda Montenegro, Elza Soares e outros nomes do esporte e cultura também já tomaram a primeira dose do imunizante.
Calendário de vacinação para idosos no Município do Rio — Foto: Infografia: Fernanda Garrafiel/G1
Em uma clínica da família em Rio das Pedras, também na Zona Oeste, os idosos começaram a chegar às 9h e não pegaram fila, com a vacinação ocorrendo tranquilamente.
O calendário de vacinação segue até sexta (12), diminuindo um ano a cada dia da semana. No sábado (13), quem perdeu a vacinação tem a chance de ser imunizado em postos drive thru espalhados pelo Rio (confira os endereços).
Na terceira semana de fevereiro será a vez de quem tem entre 80 e 84 anos.
Nova Iguaçu
Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, os idosos de 90 a 94 anos serão vacinados até sexta, assim como as pessoas com mais de 95 anos que não tomaram a vacina na semana passada. Também estão sendo imunizados os profissionais de saúde com mais de 60 anos.
A cidade vai começar a imunização da segunda dose dos idosos que vivem em instituições.
No município, 6.857 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose.
Duque de Caxias
Em Duque de Caxias, os idosos acamados acima de 80 anos receberão a primeira dose em casa. Os profissionais de saúde irão tomar a segunda.
No total, 17 mil pessoas já receberam a primeira dose.
Nilópolis
Em Nilópolis, a vacinação dos idosos acima de 95 anos vai até sexta. Quem tiver entre 90 e 94 anos será vacinado na semana que vem. Na seguinte, idosos entre 85 e 89 anos.
Magé
Até o fim da semana, Magé vai imunizar as pessoas acima de 85 anos, os trabalhadores da linha de frente e os funcionários da saúde com mais de 60 anos.
Mesquita
Até sexta, Mesquita vai aplicar as doses nas pessoas acima de 90 anos, pacientes acamados, profissionais da saúde, moradores de residências terapêuticas e idosos que moram em abrigos.
Niterói
A cidade de Niterói, na Região Metropolitana, está sem vacinas desde segunda (8). A campanha foi suspensa e a prefeitura aguarda a chegada de novas doses.
São Gonçalo
A vacinação foi suspensa em São Gonçalo, também na Região Metropolitana, por conta do fim das doses. Não há previsão de retorno da imunização.